Thursday, March 30, 2006

Marconi Notaro - No Sub Reino dos Metazoários (1973)



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Desmantelado
02. Ah Vida Ávida
03. Fidelidade
04. Maracatú
05. Made in PB
06. Antropológica
07. Antropológica ii
08. Sinfonia em Ré
09. Não Tenho Imaginação pra Mudar de Mulher
10. Ode a Satwa



O LP 'No Sub Reino dos Metazoários', de Marconi Notaro, é dos expoentes da cena psicodélica nordestina. Lançado em 1973, enquadra-se na linha de obras como os discos de Lula Côrtes & Lailson - 'Paebirú' e 'Satwa', clássicos da psicodelia nacional.

Ultra-psicodélico em alguns momentos, o disco abre com o samba 'Desmantelado' (composto por Notari em 1968, "nos áureos tempos do Teatro Popular do Nordeste), com o regional formado por Notari, Robertinho de Recife, Zé Ramalho e Lula, entre outros. A segunda faixa, 'Ah Vida Ávida', com 'Notaro jogando água na cacimba de Itamaracá', mais Lula na 'cítara popular' e Zé Ramalho na viola indicam o que vem a seguir, um misto de alucinada psicodelia com pinceladas da mais singela música popular, como o frevinho 'Fidelidade' (... "permaneço fiel às minhas origens, filho de Deus, sobrinho de Satã" ...).

O momento mais radical disco álbum é a quinta faixa, 'Made in PB', parceria de Notaro com Zé Ramalho, um rockaço clássico, destacando a guitarra distorcida de Robertinho de Recife e efeitos de eco. As músicas 'Antropológicas 1' e 'Antropológica 2', como a maioria das outras canções, são improvisos de estúdio, reunindo os músicos já citados, com ótimo resultado sonoro e poético.

Com produção do pessoal do grupo multimídia de Lula Côrtes e sua mulher Kátia Mesel, o disco foi gravado nos estúdio da TV Universitária de Recife e da gravadora Rozenblit, também na capital pernambucana. A capa é um desenho de Lula Côrtes, tão chapado esteticamente quanto o som que o tosco papelão embalava, com uma foto de Marconi Notaro no centro, com o rosto dividido entre a capa frontal e a contracapa.

O álbum, infelizmente, como a maioria do catálogo da Rozenblit permanece inédito, esperando uma cuidada reedição oficial. O LP original é praticamente impossível de ser encontrado, mas uma ótima cópia em CDr já circula no universo de colecionadores.

Texto de Fernando Rosa, publicado no site Senhor F.


Fazer o download de Marconi Notaro - No Sub Reino dos Metazoários (1973).

11 comments:

Anonymous said...

One of the links doesn't work:

Fazer o download de Marconi Notaro - No Sub Reino dos Metazoários (1973) =
http://rapidshare.de/files/14435282/http://d.turboupload.com/d/471348/marconi_notaro-no_sub_reino_dos_metazoarios-19.zip.html

(LOVE YOUR SITE!! SORRY ABOUT WRITING IN ENGLISH)

fperacoli said...

sorry about that. now the link is ok.

Vicente Adeodato said...

Que grata surpresa seu blog. Encontrei raridades impressionantes. Parabens. Já linkei o seu blog no meu: Blog do Adeodato - http://vicenteadeodato.blogspot.com

Abraços

Vicente Adeodato

Anonymous said...

O portal www.memorialpernambuco.com.br tem o objetivo principal de contribuir para manter um registro da memória cultural de Pernambuco; descobrimos o seu blog e achamos interessante. Tem mais algum material sobre os anos 70. Por acaso, eu, Don Antonio, estava lá, pelas ruas do Recife, Aristides Guimarães foi pelo colega de turma no Ginásio Pernambucano, quando eu fazia show com a galera, Zé Ramalho pedia para dar uma canja, fiz um grande evento chamado de Parto da Mùsica Livre do Nordeste, onde Flaviola arrasou (vestido com uma melindrosa - causa de ser suspenso de tocar durante um ano no Brasil), memorável apresentação do Tamarineira Village, Phetus etc. um abraço (meu email: don.antonio@memorialpernambuco.com.br

Anonymous said...

Na linha do Paêbirú, porra, essas coisas devem ser é divulgadas mesmo, perfeito!

Anonymous said...

Olá comunidade

Este é um dos Um dos discos mais importantes da minha vida. Verdadeira volta ao útero da terra é pínk floyd na caatinga. Ao lado do Pa~ebiru, são dos 10 melhores de todos os tempos pra mim

Anonymous said...

Ouvi,e, a despeito da inegável competência do cara, não gostei. Talvez tenha sido o som ruim da fonte do arquivo ( reparou como muitas faixas chiam e parecem distantes?) ou o de regionalismo na mistura de elementos.

Anonymous said...

sorry for english .GREAT RECORD MAGNIFICENT MUSIC ,but why so poor distorted quality
alexgeo from GREECE

Dolfo said...

Meu velho, blog fascinante! Eu tinha perdido esse cd num pipoco que deu em meu HD ¬¬ Huhuh Procurei de novo e achei essa beleza de site!
Fantástico esse disco de Notaro. "Escova os dentes com cerveja e vai tomar café com bilhar..." Massa demais! E "não tenho imaginação pra mudar de mulher" É uma das poesias musicadas mais perfeitas que já ouvi.
Enfim, parabéns pelo blog e sucesso!

ataraxia said...

Parabéns pela iniciativa. O seu blog divulga discos brasileiros eseencias que estavam completamente abandonados pelas imposições da indústria cultural.
Vida a este Blog

Filipe said...

Obrigado pelo download, e.. cara, continua com esse site, você faz um grande bem para música boa!

Parabéns!