Monday, March 13, 2006

Paulo Bagunça - Paulo Bagunça e a Tropa Maldita (1973)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Apelo
02. Grinfa Louca
03. Olhos Risonhos
04. Microfones Metálicos
05. Tramba
06. A Mente
07. Olhar Animal
08. Madalena
09. Mensageiro
10. Cristina



Em 1974, o selo Continental lançava um disco estranho, com o nome da banda bem grande na capa: Paulo Bagunça e A Tropa Maldita, que fez especialmente a cabeça da galera roqueira. A expressão Bagunça já era uma certa provocação, Tropa Maldita, então, nem se fala, mas o mais intrigante era mesmo o som dos caras, que a mídia da época classificava de "pop eletrônico".

Apesar de homogêneo, o disco permite destacar algumas canções, pela sua avançada concepção, especialmente 'Grinfa Louca' (com uma batida afro alucinada) e 'Madalena' (um samba carnavelesco à la Jorge Ben, com presença de algo parecido com um moog, que dá um toque eletrônico à música). Com uma concepção arrojada de percussão, que também lembrava Santana, em certos momentos, algumas canções, como 'Apelo' ainda traziam climas orquestrais, resultado da participação do maestro Laércio de Freitas, responsável pelos arranjos do disco.

O disco não podia ser mais emblemático e futurista, fundindo as influências mais estranhas, indo de Jorge Ben aos ingleses Traffic, passando por percussão afro, levadas de jazz e outros sons negros da época. Em 72, em entrevista ao jornal Rolling Stone, o próprio Bagunça definia sua música como algo "que vem lá de dentro, do coração, da caverna, dos sonhos e pesadelos". Na mesma época, Nelson Motta destacava o humor da banda, e outros críticos identificavam influências de Bob Dylan, John Mayall e outros expoentes da época (e de sempre).

Oriundos da Cruzada de São Sebastião, na cidade do Rio de Janeiro, o grupo surgiu em 1972, em um festival de música organizado pela própria comunidade. Além de Bagunça, cantor e principal compositor, a banda contava com Guerra (atabaque), Oswaldo (violão), Gelson (bongô) e Flávia (baixo). Até a gravação do único disco, a banda destacou-se na cena underground do Rio de Janeiro, realizando shows no Teatro de Bolso e outros locais.


Texto publicado originalmente no site www.senhorf.com.br.


Fazer o download de Paulo Bagunça - Paulo Bagunça e a Tropa Maldita (1973).

14 comments:

Anonymous said...

Great stuff you have here! Thanks for the music!

Lisa Sinder said...

thank you!

niv said...

muito bom eu diria que é uma mistura de raulseixas no violao e com umas batucadas afro. muito bom mesmo

ProgShine said...

Acho que eu diria que é Samba Rock Psicodélico rs, achei bem interessante!

maustar@gmail.com said...

muito bom...

mestre, a música "Cristina" tá com uma falha...é uma das que curti mais.

Anonymous said...

Thank you for this great discovery!

theassassin said...

listened to the album on a road trip through Arizona and New Mexico, through the eye of a storm by a lake, it was perfect, thanks. Track 10 "cristina" is corrupt though, el diez canto es corrompa.

opiniao said...

Opa amigo, tentei baixa-lo mas não consigo abrir o link no site do download, se poder fazer alguma coisa sobre eu estaria de muito agradecido ^^

fperacoli said...

opiniao,

o link esta corrigido...

opiniao said...

fperacoli,
venho aqui depois de muito tempo de volta a este LP para destacar a maestria deste. Rapaz ! Este seu blog é algo de imensa importância a este país rapaz, eu o divulgo sempre que posso aos interessados e aos que pensam em se interessar, e sinceramente é uma transformação na vida de cada um que não conhece esses materiais (eu inclusive) e fico eternamente grato. E para não tomar o tempo mais ^^ repito esse grande obrigado. Bom trabalho compadre !

john said...

muchos gracias!

pinnas megaphone said...

samba rock psicodelico total maravihloso!!! valeu

luis said...

fantastic!

Ricardo Ribeiro said...

Que som!!!