Thursday, March 30, 2006

Blow Up - 2nd Album (1971)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Hei Brasil
02. Hello My Baby
03. I Want You Any Way
04. Som D'Avenida
05. Não é Natural
06. Canção de Quase Um Minuto
07. Noite e Dia
08. Expresso 21
09. Amigo Coração
10. Tá Cozendo o Tempo
11. Meu Amigo



Em 1966, nascia em Santos, no bairro do Macuco, o grupo The Black Cats, formado por Robson (guitarra solo), Hélio (bateria), Tivo (baixo e vocal), Zé Luis (vocal), Nelson (teclado) e Adalberto (guitarra base), com forte influência dos Shadows, Jovem Guarda, Beatles e Bee Gees. A primeira apresentação do grupo foi em setembro de 1965, na TV Excelsior, no programa Almoço Musicado, de Hugo Santana. Na onda beatlemania, começaram a ensaiar e tocar nos bares da região, onde conheceram o cantor e compositor mineiro Zegê (mais tarde conhecido por Zé Geraldo), que os convidou para acompanha-lo em seus shows.

Em 1968, por já existir outro grupo com o nome de The Black Cats, inclusive patenteado, trocaram o nome para Blow Up, tirado de um filme homônimo de Antonioni. Um ano mais tarde gravam o seu primeiro disco, chamado Blow Up, pela gravadora Caravelle, e participam do filme Se Meu Dólar Falasse, com Grande Otelo e Dercy Gonçalves. O segundo álbum veio em 1971, novamente chamando-se Blow Up, o disco que também é conhecido por Expresso 21, já trazia mudanças da formação inicial, com a entrada de Lobão no vocal, em substituição a Zé Luis. Os dois álbuns integram as listas de mais procurados por colecionadores, inclusive internacionais, sendo que o seugndo tem sua capa publicada no livro 1001 Record Collector Dreams, do austríaco Hans Pokora, e também pode ser visto no site Rato Laser.

Em 1974, ocorre outra substituição: entra Adalberto no lugar de Dielson, autor da composição de maior sucesso do grupo - Rainbow lançada em 1976 pela Philips. A música entrou na trilha sonora da novela Anjo Mau (primeira versão) e, com ela, o grupo participou do Globo de Ouro da Rede Globo, do programa Fantástico, da mesma emissora, e entrou na compilação Sua Paz Mundial - Volume 4. Em 1974, ganharam o prêmio de melhor banda do estado de São Paulo, segundo a imprensa especializada, entregue no ginásio do C.A. Juventus.

O Blow Up ainda gravaria mais um compacto Pamela Poon Tang, em 1977. Depois de tentativas frustradas com gravadoras que impunham condições, ou queriam grupos populares no seu elenco, a banda até que tenta fazer um disco independente, mas os obstáculos da época eram muitos e o projeto acaba ficando na gaveta. Em 1988, depois de brigas internas, o Blow Up resolveu encerrar suas atividades. O retorno veio alguns anos depois, com o grupo voltando a se apresentar em clubes e bares de Santos, com um público fiel, que lota todas as suas apresentações.

A formação atual conta com Lobão (vocal), Hélio (bateria), Marinho (baixo), Lando e Edú (guitarra), Alex Lobinho (sax e flauta) e Oliver Alex (teclado), tocam várias músicas dos Beatles (sua especialidade), Creedence Clearwater Revival, Bee Gees, e até de grupos atuais como R.E.M., entre outros. Atualmente, o grupo se prepara para lançar um álbum ao vivo, sem nenhuma pretensão de retorno ao cenário musical, simplesmente deixar um registro na história cultural do rock nacional.

Discografia
  • Zegê/The Black Cats (compacto 7", 1968 - Mocambo)
  • Blow Up (LP, 1969 - Carvelle Discos do Brasil)
  • Blow Up (LP, 1971 - Caravelle Discos do Brasil)
  • Rainbow (compacto 7", 1976 - Philips)
  • Pamela Poon Tang (compacto 7", 1977 - Philips)

Texto de Sérgio Dias, publicado no site Senhor F.

Fazer o download de Blow Up - 2nd Album (1971).

7 comments:

Mateus Paul said...

Super disco mesmo.
Psicodelia brasileira da mais alta qualidade!
O que mais me agrada é o Fuzz comendo solto ao longo dos temas!
Fiquei curioso para ouvir os outros álbuns.
Teria algum outro deles para disponibilizar?
Grande abraço.

fperacoli said...

Caro Mateus,

aguarde que em breve vou postar o primeiro álbum deles. É menos interessante que este aqui, mas vale o registro...

Abcs,
Fábio

fperacoli said...

Pronto, Mateus, o 1o disco do Blow Up foi publicado.

Abcs

Mateus Paul said...

Agradeço aqui e o farei no post do 1o álbum que disponibilizou agora, também.
Afinal, não me custa nada agradecer a sua prestatividade e disposição de trazer tanta coisa bacana dos 60s brasileiros.

Unknown said...

Vocês poderiam, por favor, postar o disco deles de 1969 em inglês? Não acho em nenhum lugar... grato!

fperacoli said...

Caro José. Já postei sim o disco de 1969: http://brnuggets.blogspot.com/2010/01/blow-up-1st-album-1969.html

Nande said...

Se o grupo nasceu em 66, como a primeira apresentação do grupo foi em 65?