Saturday, October 21, 2006

Lula Côrtes & Zé Ramalho - Paêbirú (1975)




DOWNLOAD!



Faixas:
01. Trilha de Sumé
02. Culto à Terra
03. Bailado das Muscarias
04. Harpa dos Ares
05. Não Existe Molhado Igual ao Pranto
06. O M M
07. Raga dos Raios
08. Nas Paredes da Pedra Encantada
09. Marácas de Fogo
10. Louvação a Iemanjá
11. Regato da Montanha
12. Beira Mar
13. Pedra Templo Animal
14. Trilha de Sumé



A primeira vez que o Brasil ouviu Zé Ramalho da Paraíba foi na voz de Vanusa, que gravou a canção Avohay em seu disco "Vanusa - 30 Anos", em 1977, pela Som Livre. Um ano após, já sem o 'Paraíba", Zé Ramalho ganhou as paradas nacionais com sua enigmática e encantadora mistura sonora. Antes disso, noi entanto, tão fantástica quanto suas letras, a história de Zé Ramalho registra a gravação de um disco que ficou perdido nos escaninhos do tempo.

Trata-se do raríssimo álbum duplo "Paêbirú", creditado a Lula Cortês e Zé Ramalho, gravado entre os meses de outubro e dezembro de 1974, na gravadora Rozemblit, em Recife (PE). Com eles, estão Paulo Rafael, Robertinho de Recife, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, entre outros. Na época, Lula Cortês tinha em seu currículo o álbum "Satwa" (1973), que trazia canções com título como "Alegro Piradíssimo", "Blues do Cachorro Louco" e "Valsa dos Cogumelos". Zé Ramalho, já tocando com Alceu Valença, tinha em sua bagagem a experiência de grupos de Jovem Guarda e beatlemania, como Os Quatro Loucos, o mais importante de todo o Nordeste.

Clássico do pós-tropicalismo, com (over)doses de psicodelia, o álbum trazia seus quatro lados dedicados aos elementos "água, terra, fogo e ar". Nesse clima, rolam canções como o medley "Trilha de Sumé/Culto à Terra/Bailado das Muscarias", com seus13 minutos de violas, flautas, baixão pesado, guitarras, rabecas, pianos, sopros, chocalhos e vocais "árabes", ou a curta e ultra-psicodélica "Raga dos Raios", com uma fuzz-guitar ensandecida. E, destaque do álbum, a obra-prima "Nas Paredes da Pedra Encantada, Os segredos Talhados Por Sumé" (regravada por Jorge Cabeleira, com participação de Zé Ramalho), com seu baixo sacado de Goin' Home dos Rolling Stones sustentando os mais pirados 7 minutos do que se pode chamar de psicodelia brasileira.

O disco por si só é uma lenda, mas ficou mais interessante ainda pelas situações que envolveram a sua gravação. A gravadora Rozenblit ficava na beira do rio Capiberibe, e o disco, depois de gravado, foi levado por uma das enchentes que assolavam a região. Conta a lenda que sobraram apenas umas trezentas cópias do disco, hoje nas mãos de poucos e felizardos colecionadores, muitas das quais no exterior, onde foram parar a preço de ouro. Contando com a co-produção do grupo multimídia Abrakadabra, o disco trazia um rico encarte, que também sucumbiu ao aguaceiro.

Hoje "top 10" das paradas de CDr no país e ítem valioso no mercado internacional de raridades psicodélicas, o álbum segue misteriosamente inédito no mundo digital. Com isso, a indústria dicográfica brasileira perde uma boa oportunidade de provar que se preocupa um pouco mais do que com o tilintar da caixa-registradora. "Paêbirú", que quer dizer "o caminho do sol" (para os incas), poderia ser o primeiro de uma série de raridades a ganhar a luz do dia, para ocupar uma fatia de mercado que, se pequena comercialmente, é fundamental para a preservação da cultura musical brasileira.

Texto de Fernando Rosa, originalmente publicado na revista Showbizz.


Fazer o download de Lula Côrtes & Zé Ramalho - Paêbirú (1975).

60 comments:

Anonymous said...

por favor, não ponha seus downloads no rapidshare, eu não consigo baixa-los por ele.... quanto aos outros discos, são todos FANTÁSTOCPS, baixei todos e não me canso de ouvi-los.... um abraço de quem ouviu falar desse blog pelo jornal

Rynaldo Papoy said...

Putz, incrível que exista um blog destes. Parece que estou sonhando.

Anonymous said...

Este é o CLÁSSICO do CLÁSSICO! Sabe que eu até acho melhor que o disco não seja reeditado em cd? A produção do lP, como descrito, deve continuar como lenda.

Anonymous said...

vc tem alguma relação com a folha de são paulo ??? hehehe
disponibilizou esse disco no blog no sábado, 21/10, e na edição de domingo do jornal (hoje, 22/10) tem uma reportagem falando que é o vinil mais caro do país (4.000 reaus), superando o 1º do rob. carlos (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u65347.shtml)...vou mandar um mail pros meus contatos com a matéria da folha e um link pro nuggets...
seja como for, parabéns pelo blog ! um abraço

Anonymous said...

Caro Fábio,
Parabéns pela generosidade em compartilhar um material tão rico e interessante em seu blog. Já o tinha visitado em maio, quando foi citado também na Folha de S. Paulo, na matéria sobre raridades disponibilizadas na web.
Já tinha ouvido falar do Paêbirú, mas nunca tinha nem mesmo escutado alguma das faixas. Cada uma delas é mesmo uma pérola...
Abraços,
Carla Mary Oliveira
João Pessoa - PB

Anonymous said...

Caro Fábio, parabéns pela generosidade em disponibilizar material de tão boa qualidade em seu blog. Já o tinha visitado em maio, quando saiu uma matéria na FSP sobre raridades musicais na web... Paêbirú é mesmo uma pérola, de que eu já tinha ouvido falar, mas que nunca tinha escutado... algumas das faixas mostram o tipo de música que o Zé Ramalho deveria voltar a fazer...
Abraços,

Carla Mary Oliveira

Anonymous said...

Fábio,

Mto, mto bacana o seu blog! Parabéns! Em abril, justamente por causa do Paêbirú, o encontrei. Legal vc colocá-lo no topo de novo, exatamente qdo da publicação da Folha. Hj tenho o cd, graças a vc! Brigada, viu?
Abraços,

VerdesTrigos said...

Legal...
parabéns pelo blog e pelo material nele disponibilizado.
Já baixei o LP.
Abraços
Henrique
http://blog.verdestrigos.org

Unknown said...

Parabéns e principalmente MUITO OBRIGADO. Ótimo blog, material fantástico.

Rodrigo Mesquita

Teresina - PI

Anonymous said...

Não consegui baixar o Paêbiru. Por favor um dica pois entendo menos que alguem possa imaginar sobre web
Parabens pelo blog e por compartilhar com outras pessoas os seus tesouros

Anonymous said...

Fabio esqueça o outro comentario. Acho que o susto de ver o que havia no site me deixou travado. Consegui baixar Paêbirú e outros.Apenas uma duvida - alguns arquivos de Paêbir´contem pequenas falhas ou fiz algo errado. Nos outros albuns que baixei tocou legal sem nenuhma falha.Mas naõ importa a sua generosidade não tem falhas. Eu gosto de musica e de gente que gosta de musica. Eu tenho um blog simplesinho com o pouco que reuni sobre Francisco Jose,cantor portugues que atuou no Brasil entre os anos 50 e 60; o endereço da outra mensagem.Eu gosto de musica e não tenho preconceito ou preferencias. Gosto de tudo que me soa bem ao ouvido e me encantei com essa voz que me devolve outras atmosferas Enfim desculpa ser tão longo para dizer obrigado Acho que centenas,milhares de pessoas vaõ dizer isso para voce Abração

Anonymous said...

Já baixei!

Seu Blog já está nos meus Favoritos!

Parabéns e obrigado ;-)

Anonymous said...

Cacete cara!!!!

Não creio que achei esse disco aqui!

Fantástico!!!


Parabéns pelo blog, e obrigado por trazer essas preciosidades até nós!

Anonymous said...

esse disco eh foda mesmo, é realmente uma tristeza nao ter uma versão remasterizada dele...

fperacoli said...

A todos, muito obrigado pelas palavras de apoio. Fico feliz que meu blog tenha saído na Folha, na matéria sobre esse disco fantástico.

Um esclarecimento: o disco saiu sim em CD. Trata-se de uma edição alemã, da Shadoks, que é claro que já se encontra esgotada. É deste cd que eu tirei os arquivos do post.

Abraços a todos.

PS: continuem visitando o blog, sugerindo, divulgando...

Anonymous said...

o disco foi reeditado em CD, e acho que em LP também, pelo selo alemão Shadoks

tanto ele quanto o Satwa, mas o Satwa foi lançado pelo selo Time Lag

os dois tem uma qualidade extraordinária, muito bem cuidados

Anonymous said...

opa, desculpe, não li o comentário acima do meu

Anonymous said...

meus parabéns pelo nobre trabalho.

Monstrinho said...

Oi, achei teu blog vasculhando a net! Muito bom, varios álbuns maravilhosos. Vou te linkar no meu blog, de uma passadinha por la. (era o antigo mptres.zip.net, mas foi deletado) bjo.

Anonymous said...

One of the greatest psychedelic records of all time. The range and juxtasposition of moods and styles is breathtaking.

LOC Verzola said...

nossa! fiquei muito contente em encontrar seu blog! o encontrei procurando pela trilha sonora de marcelo zona sul e acabei achando um puta acervo de musica psicodelica!
linkarei ao meu!
vc ganhou um frequentador...

abraços

Anonymous said...

cra esse disco é muito foda eu tenho um que converti de um vinil esse ae é ripado de cd ???????????

Anonymous said...

Continue postando mais LPs, porque enquanto existir idiotas trabalhando de graça como você os meus dias sempre serão mais felizes!!
Obrigado babaca!!

Anonymous said...

Você tem este disco?
Tem gente pagando R$ 4 mil por ele...rs
coloquei um link pro seu blog neste post: http://www.sampaist.com/archives/2006/11/07/discos_raros.php#comments

Obrigada!

fperacoli said...

Muito obrigado, Anônimo. Sua alegria é a minha recompensa...

Anonymous said...

Ola, eu possuo o Paebiru da Rozemblit. Ele está em otima conservação. O vinil está perfeito e a capa e o encarte tem algum desgaste nas bordas (pouca coisa).

Eu gostaria de vende-lo, será que tem algum interessado por aqui??

Meu nome é Luana e sou de são paulo.

lu.flor@uol.com.br

Um abraço

Luana

Anonymous said...

Para o anônimo imbecil que postou lá embaixo: você é mais um babaca que não sabe os significados das palavras "generosidade" e "desprendimento". Continue assim, seu idiota, que você vai ver aonde vai parar. Babacão!

Parabéns ao dono do blog! Já o coloquei nos meus favoritos e botei um link no meu blog. Valeu, cara!

Anonymous said...

cara, descobri só hoje este site! parabéns, isso aqui é lindo! por causa dele, perdi meu fim de semana, vou vasculhar tudo!! vai valer cada segundo! parabéns e um abraço

Anonymous said...

Fantástico esse disco. Sou de Recife e aqui a lenda ecoa em cada esquina. Alguns comerciantes de discos de vinil vendem na rua esse e outros discos como Flaviola e o Bando do Sol em CDr. Mas ter isso para aqui no Br Nuggets com qualidade e esse texto do Rosa foi uma ótima oportunidade para quem não conhecia esse trabalho tão singular da música brasileira. Por esses dias ví um show de Lula Côrtes e banda na Livraria Cultura aqui de Recife. Que, aliás, fica de frente ao rio Capibaribe. o_o!

Anonymous said...

Absolutamente imperdível esse disco. Uma pérola sem tamanho da nossa música. Como fazxer psicodelia realmente brasileiras. E o seu blog, cara, desculpe o monte de clichês: sem palavras!

Anonymous said...

Meu irmão, fiquei feliz demais de encontrar esse blog. Muito bom!!! Ja add aos meus favoritos.
Só fiquei meio triste pq não consigo baixar nada pelo rapidshare e a maioria posta no rapid, mas resolvi tentar e voltei a felicidade. Não é pelo rapid, q coisa tão boa!!!
Quanto a esse anonimo, q postou aquela babaquice, ele nem ao menos tem coragem de se identificar. Q otário!!! Deve ser mais um daqueles radicais q acham q só ele é q pode conhecer, gostar e ter os discos. Não divide nada com ninguém. Tadinho... dá até pena de alguém assim.
PARABÉNS, pelo blog e pela sua generosidade em compartilhar albuns tão maravilhosos conosco.
OBRIGADA por dividir isso com todos nós.

Anonymous said...

Primeiro de tudo, parabéns pelo blog. Creio ser absolutamente necessário um blog que traga de volta à existência ( não estou brincando!) pérolas da psicodelia e do rock brasileiros dos anos 60 e 70, até, para quem sabe, fazer os imbecis que comandam as gravadoras acordarem. Esse disco do Zé Ramalho e do Lula é uma obra-prima. Como custa uma fortuna nos sebos e a gravadora não relança, temos de copiar de seu site ( abençoados ele e seu criador). Recomendável ao extremo.

Anonymous said...

vcs estão de parabens pelo site, so não conseguir ouvir nem uma musica. abraços Jose Antonio.

Anonymous said...

muitooo bomm baxei e estou ouvindo ...

sonoridade perfeita

Anonymous said...

Com faco comprar esse cd paebiru aqui na Alemanha?? moro em berlim

meu email é:

flaubertocontato@yahoo.com

Anonymous said...

WOW!!! Great blog...OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! I can't wait to hear this record!

Anonymous said...

Cara, hj fui na casa do Lula e contei de um blog que tinha alguns discos dele da década de 70, coisas que ele só tem em vinil e falamos sobre o "Paebiru". Realmente houve uma enchente em 1975 (eu tinha apenas 5 anos de idade e me lembro bem, deu 1,80m de água na minha casa) e inundou o depósito da Rosemblit. Esse disco foi a primeira produção independente do Brasil, bancada pelo próprio Lula e sua ex-esposa Kátia Mesel, que haviam pego apenas 300 cópias na fábrica da gravadora, deixando todo o restante guardado no depósito da mesma. Pois é...essa é a história desse vinil tão raro. Abração, Eduardo Kalil.

Fernando Correia said...

Amigão enfim consegui comprar esse mitico disco em cd. Alguem querendo uma indicação pode entrar em contato pelo e-mail serious53@hotmail.com Fabio seu blog continua maravilhoso e sua generosidade não tem limites Cada vez que entro encontro um tesouro um grande abraço Fernando

Anonymous said...

yeah Great blog, filled with supercool sounds
Thanks!!!

Anonymous said...

esse album foi lançado em cd nos EUA no ano passado, por um pequeno selo europeu que tem se especializado em reeditar classicos mais obscuros da musica psicodelica mundial. esse é o site deles (pelo que eu me lembro foi esse selo), mas não vejo esse cd no site:

http://www.psychedelic-music.com/

outra companhia que tem feito um grande trabalho com isso é a Discos Mariposa. Eles são de Buenos Aires, mas tambem tenho achado os cds deles em Nova Iorque, em lojas mais especializadas. Tambem tem relançado varios classicos de psych brasileiro e mundial, como O Terço, e O Bando.

Anonymous said...

putz, tô de cara.
velho, que disco...
minha nossa
eu nunca tinha ouvido falar.
MUITO obrigado e parabéns.

Unknown said...

Este disco me deu arrepios, sensacional, obrigado por disponibiliza-lo.

Abracos,
Greg

Unknown said...

Caríssimo fperacoli! Por favor, de-me uma luz de como posso baixar o Paêbirús (que conheço, adoro mas não tenho!) e os outros do Lula Côrtes, já que o mediafire fica processando eternamente e não libera nunca pra mim...No Rapidshare consigo direitinho! Gracias desde já e parabéns pelo blog! Abraço.

Unknown said...

Amigo, venho agradecer...consegui baixar o Paêbirú que eu queria tanto! Não sei se obra tua, não sei se o Mediafire fez as pazes comigo (este mundo virtual é uma incógnita para mim!); mas estou feliz da vida por ter conseguido! Beijo na tua generosa alma.

essi said...

parabens contestador! seu blog e' adoraaaaaaaaaaaavel!

Anonymous said...

Favoritos sem nem pensar!
Excelente blog.

Obrigado pelo post. Abraço.

Josué Brandão (O EDITOR) said...

Cara, esse teu blog é um Farol Alexandrino de música loki!!Veio em boa hora pra me purgar de antigos laivos de prenconceito contra cultura virtual...
Não vejo como senão adicioná-lo ao meu blog: http://fiados0pagando.blogspot.com/
Boa sorte aí com as próximas garimpadas...VALEU MESMO!!

Anonymous said...

http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/video.phtml?Servic_ID=&Video_ID=60219

Vejam este Video, este colecionador apresenta uma cópia original do LP PAEBIRU. Muito interessante...

Anderson said...

http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/video.phtml?Servic_ID=&Video_ID=60219

Vejam este Video, este colecionador apresenta uma cópia original do LP PAEBIRU. Muito interessante...

Nilson said...

Por favor tem como colocar o link denovo. Abraço
Nilson
nilsondamole@googlemail.com

fperacoli said...

O link está disponível de novo. Continuem avisando sobre links quebrados.

Vagalumeazul said...

Muito bom poder ouvir em MP3 aquele vinil guardado no meu baú das relíquias.
Mui grata.

RARUS VINIL SEBO said...

...e PENSAR QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIA TANTAS TECNOLOGIAS E A MÚSICA BRASILEIRA FLUIA GOZAVA DE UMA COMPETÊNCIA INCALCULÁVEL, COMO MOSTRA ESSE TRABALHO DE MEUS IRMÃOS NORDESTINOS, E HOJE SE VÊ TANTO LIXO MUSICAL E TANTA TECNOLOGIA, TANTO MAU GOSTO MUSICAL DITADO PELAS RÁDIOS FM'S E POUCO COMBATIDO PELA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ... ISSO É UMA TRISTEZA VISTA EM PAÍSES DE CULTURA EM DECADÊNCIA COMO AQUI NO BRASIL DE HOJE. PARABÉNS PELO BLOG.

UM ABRAÇO

EDINALDO ALEIXO
www.bandasdegaragem.com.br/edinaldoaleixo

Anonymous said...

O link tá quebrado, quando puder concertar ae... valeuwss

Maíra Dias said...

Olá! Já andei pelo blog outras vezes: excelente seleção!

O link do Paebiru quebrou mais uma vez! Consegue repostar?

Obrigada!

Maíra Dias said...

Oi! Já tentei avisar antes, o link não está mais funcionando! Obrigada!

fperacoli said...

Maíra, o arquivo foi removido por denúncia de violação de direitos autorais e blá, blá, blá. Estou deixando a poeira baixar para repostá-lo.

Anonymous said...

atualizando o link para download

http://www.4shared.com/get/XYYzO9Kz/lula_cortes_e_ze_ramalho-paebi.html

Lucas Lima said...

Aí gente, rodei páginas e páginas do google procurando links pra baixar o disco, depois de só topar com links invalidos (o do blog aqui inclusive).

Tem dois aqui:
http://www.mediafire.com/?uiddmkyi0dw

http://www.4shared.com/get/TWWqSFL5/Lula_Corts_e_Z_Ramalho_-_Paebi.html
abraços

fperacoli said...

Link funcionando novamente