Monday, October 16, 2006

Ednardo - Pessoal do Ceará (1973)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Ingazeiras
02. Terral
03. Cavalo Ferro
04. Curta Metragem
05. Falando da Vida
06. Dono dos Teus Olhos
07. Palmas pra dar Ibope
08. Beira-Mar
09. Susto
10. A Mala



Impossível dizer como tudo começou. Poderíamos partir dos shows do Instituto de Física da Universidade Federal do Ceará (1965). Poderia ser a Escola de Arquitetura, que tornou-se (1966) o ponto de realização das "tertúlias-etílico-lítero-musical e badernosas". Poderia ser o Bar do Anísio, onde se bebia todas as fossas, todas as alegrias e se aguardava o sol...
Poderia também ter começado com os galos e cangaceiros de Aldemir Martins, ou os dragões do Chico da Silva... os contos do Juarez Barroso... teria começado no singular movimento revolucionário, sério, satírico, cultural e de danações em geral da "Padaria Espiritual" (1892-1898), ou ainda na Academia Francesa de Letras (a primeira nacional), ou já mais recentemente no movimento de teatro.

Era um sábado. Sábado à tarde e o rádio mostrava uma das mais inteligentes entrevistas. Nela, Júlio Lerner mostrava ao público de São Paulo um novo grupo. Como não houvesse uma marca, ainda para esse grupo, ele era designado a cada intervalo como Pessoal do Ceará.
E no dia seguinte já moravam nos ouvidos da gente a nova informação e o quase susto que as composições e as interpretações dos meninos nos passara.
O mesmo produtor levou-os à televisão, onde o grupo tomou parte num dos mais inteligentes programas de São Paulo: "Proposta". Apresentados ao grupo por Moracy Do Val, adotamos a "cidadania musical" cearense de hoje. E eis o disco pronto.
Nosso trabalho foi todo feito com o mesmo amor e carinho como se tecem os lindos bordados que esta capa estampa.
Ponto a ponto movidos pelos bilros da amizade fomos nos juntando. Hareton Salvanini, este excelente maestro-cantor-compositor que até agora, vinha trabalhando em publicidade e em trilhas sonoras para cinema e televisão, também juntou-se a nós e como eles faz aqui a sua estréia em disco ... a renda vai ficando cada vez maior, que só será completa se você também entrar nela.

Rodger Rogério e Tetty, são casados e pais de dois lindos filhos. Ele professor de Física da USP, não aparenta os vinte e oitos anos que tem. Ela, com aquela voz pequena e incrivelmente afinada, é a "estrela" deste grupo. Todos os desvelos são para Tetty, importante revelação musical deste ano.
Ednardo é talvez, o mais habituado com as transas todas do ambiente, uma vez que até produção de programas musicais já fez. Tem vinte e sete anos e tem mais identificação com o grande público, ao primeiro ouvir, por serem suas obras agitadas e comunicativas, nem porisso menos importantes do que as do Rodger Rogério.
O Pessoal do Ceará, não é um conjunto vocal. É um grupo de novos mensageiros que, cada um à sua maneira, dá o recado mais importante desta temporada.

PS.: INGAZEIRAS foi feita para Aldemir Martins. A MALA foi gravada exclusivamente por Tetty e Hareton que toca piano, órgão, sintetizador e faz o
vocal inicial. Em BEIRA-MAR note-se a participação de Tetty.

Textos de Ednardo, Rodger Rogério e Walter Silva, encartados na edição original do LP.


Fazer o download de Ednardo - Pessoal do Ceará (1973).

13 comments:

Anonymous said...

ola pessoal da brazilian nuggets

sou um amante da boa musica brasileira em especial a antiga
acabei de descobrir o blog e gostei do q vi.. uma bela variedade de titulos alguns dos quais eu jah estava algum tempo garimpando e naum axava

parabens pelo belo blog e qualquer coisa eu tenho algum som aki em q posso fornecer

mauro said...

esse disco é extraordinário...
se não fosse por esse blog ...

Anonymous said...

EU SABIA QUE UM DIA VC IA POSTAR ESTE DISCO..RS ( EU TINHA O VINIL E ACABEI "PERDENDO") .. VALEU SANTO HOMEN

sidney da silva said...

Hi hello,

Tudo certo pessoal do Brazilian Nuggets...

Agredço de coração pelo site e pelas coloaborações...
tenho tabm algumas coisas que posso contribuir a vcs...
a muito tempo tenho procurado este album mas nada feito,,,
pena que não consigo pegar,...
abraços

Anonymous said...

Muitíssimo obrigada. Sempre passo por aqui, sempre tem uma boa nova. Esse disco do Pessoal do Ceará me leva pra lembranças tão legais e é tão bonito... Valeu mesmo

Anonymous said...

cara... você acredita que meu pai era um desses desconhecidos do pessoal do Ceará, lá da universidade de Arquitetura?

Anonymous said...

Muito obrigada por compartilhar essa raridades! Especialmente esse album me traz boas lembranças. Boa época.

Eudes Baima said...

Não entendi os comentários sobre a raridade desse disco. Vejo nas lojas a três por quatro em CD. Mas que é uma bela obra, isso é!

Eudes

harley said...

muito bom o album e o blog. obrigado. h.

Unknown said...

Estou muito feliz com esse site, link,sei lá o que...não sou muito conhecedora desses nomes técnicos...sou sim amante de boa música e amei encontrar aqui O Pessoal do Ceará...Valeu mesmo!!!

Anonymous said...

Como super fã do Belchior e do Ednardo, não pude deixar de me contentar quando vi a postagem. É dificil falarem deles hoje em dia. Tenho 21 anos e sinto dificuldade em conseguir trocar informações sobre essa galera que tanto influenciou uma geração.

DoUrbano said...

Muitos parabéns pelo excelente blog!!!!!!

Estou recomendando para o mundo, rs!

The Well said...

Vcs são feras!

Vale pela coragem e pelo cuidado com a obra.

Abs!!