Thursday, May 11, 2006
O Bando - O Bando (1969)
DOWNLOAD!
Faixas:
01. ...E assim falava Mefistófeles
02. Fossa Boboca
03. Que Maravilha
04. Disparada
05. Vou Buscar você
06. Sala de Espera
07. Alegria - Alegria
08. Quem Sabe
09. Pela Rua da Praia
10. Esmagando Sua Sorte
11. Longe do Tempo
No frenesi da Jovem Guarda, em 1965, Os Malucos - Diógenes Burani, (bateria), Paul de Castro, (guitarras e voz), Américo Issa, (guitarras e voz), Emilio Carrera, (órgão e piano), Rodolpho Grani,(baixo e voz) e Marisa Fossa, (voz principal) – apresentavam-se semanalmente nos lugares da moda, como o restaurante O Beco e a boate Urso Branco. Essa última casa recebia um evento patrocinado pela Coca Cola. Por intermédio do empresário Teo de Barros, (não confundir com o compositor), Os Malucos conseguiram lugar no evento ao lado de “Ronaldo Lark e os Versáteis”. O êxito na Urso Branco proporcionou uma excursão através da América do Sul e dois meses na Venezuela. Em Caracas, os garotos gravaram dezesseis programas de TV na principal emissora local, um deles acompanhando a atriz-cantora Sarita Montiel. “Chegando lá ficamos encantados com a salsa e outros ritmos locais. Ali pintou a idéia de colocar outro percussionista no grupo”, conta o baterista Diógenes.
Novamente em São Paulo, passaram a se chamar O Bando. O baterista Dudu Portes, amigo de Emilio, logo abandonou o programa televisivo O Fino da Bossa, apresentado por Jair Rodrigues e Elis Regina, para integrar a primeira banda brasileira com dois bateristas. O pioneirismo desses jovens músicos não parava aí: faziam um som bem arrojado dentro dos padrões psicodélicos, e, assim como os Beat Boys e Os Mutantes, eram sempre convocados a tomar parte no tropicalismo. Sob a égide e proteção de Solano Ribeiro, grande mentor da banda, conseguiram um contrato com Phillips do Brasil. André Midani apaixonou-se pelo som deles e, em busca de servir o mercado aberto pelos Mutantes, adicionou O Bando no cast da gravadora, colocando à inteira disposição deles os maestros Júlio Medaglia, Damiano Cozzela e Rogério Duprat. com a contemporaneidade do rock uniu a academia à tradição da garagem: “Não tinha pra ninguém... nós e Os Mutantes éramos os tais!”.
Em 1969, bem à vontade, entraram no estúdio Scatena para registrar o primeiro disco do grupo. Trabalhar com os maestros possibilitou o acúmulo de grande conhecimento na área de arranjos e orquestração. Para Diógenes, os maestros assumiam o papel de intérpretes: “A gente bolava os arranjos e eles traduziam nossa linguagem de cabeludos doidos ao pessoal da gravadora”. Em oito canais gravaram um disco com apoio o esmerado dos regentes. Elaboradas partes de cordas e metais pintam em vivas cores, sob o signo tropicalista, músicas do cancioneiro popular como “Disparada” e “Quem Sabe”, composições do grupo, de Caetano Veloso e a primeira e definitiva versão de “Que Maravilha”, música de Jorge Ben, com a qual O Bando concorreu no Festival da TV Tupi, conquistando o primeiro lugar.
Rio Grande
Muitas foram as incursões do Bando pelo sul do Brasil. Levados pelo Centro Acadêmico de Arquitetura da UFRGS, granjearam muitos fãns em Festivais nos Pampas. Nesse período conheceram os compositores Hermes Aquino e Laíz Marques. No Festival Universitário da Musica Popular Brasileira, em 1969, onde apresentaram-se Zé Rodrix, Danilo Caymmi e O Som Imaginário, O Bando defendeu “Pela Rua da Praia”, da dupla gaúcha Hermes e Laíz, e receberam um indesejado segundo lugar: “Só não vencemos porque éramos paulistas”. Com a agenda lotada, o Bando passou boa parte do ano de 69 viajando. No verão, arrendavam a boate Barbarela em Ubatuba, fazendo boa temporada e descansando. A “rotina era praia, ensaioe show”, lembrança de Diógenes.
Além da vida de rocker californiano, o grupo fez aparições nos programas televisivos de Wilson Simonal e no Jovem Guarda, de Roberto Carlos. O grande mérito pós-disco veio com a participação na peça teatral O Plug, espetáculo multimídia, com representações de tipo teatral, filme underground, audiofotonovela com participação de Décio Pignatari, Duprat e Grupo OEL. Entre colunas romanas, versos e os mais absurdos happenings, o Bando mostrava todo o seu balanço. A pesada sessão rítmica retumbava tal qual uma barulhenta sinfonia de Beethoven ou Berlioz. Com suas câmeras desbundadas, Rogério Sganzerla registra tudo. Era o ano de 1972, já próximo do crepúsculo da banda.
O fim do Bando foi uma conseqüência natural dos rumos musicais que cada integrante seguiu. A experiência com os maestros tropicalistas, produtores e empresários em uma época de franca expansão da indústria do disco no Brasil, proporcionou aos integrantes d’O Bando excelentes contatos profissionais, que acabou por direcioná-los para diversos caminhos o.
Texto de Lucas Rodrigues de Campos e André Mainardi publicado no jornal Coletivo sÓ.
Fazer o download de O Bando - O Bando (1969).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
26 comments:
lindo seu blog!
Cara!
Um achado! Valeu! Muito bom!
O Bando é foda! Gosto muito dos vocais da Marisa Fossa, para mim é comparável à Elis. Quem achar um absurdo, é só ouvir a versão deles para "Disparada" e sintam a força do vocal dela. A banda brilha nas instrumentações, contando com ótimos músicos.
A releitura deles para as músicas dos compositores gaúchos (até então novatos na época) Laís e Hermes Aquino é muito interessante, contando com bonitas harmonias de vocal.
Um detalhe interessante é que eles contaram com um bom estúdio para a gravação de seu primeiro álbum, coisa que nem os Beat Boys, conhecida banda que acompanhou os tropicalistas, conseguiu. Ou seja, a masterização é ótima, mesmo datada de 1969.
Thanks So Much for all the great music!!!
J_D_in Detroit
grande atitude a sua em criar esse site, cumpadi!
tô baixando e já jogando no e-mule
Realmente sensacional o blog.
Esse disco do Bando deve ter sido um dos melhores que foram lançados em 1969. Muito legal ter o link pra baixar em mp3.
Parabéns pela iniciativa.
Pessoal, valeu pelas palavras de apoio. É bem legal ver que meu blog está cumprindo o seu objetivo em divulgar essa música maravilhosa mas esquecida.
Parabéns meu caro, por tudo que você tem postado aqui!
Fique impressionado com esse disco pois não conhecia o mesmo. É muito interessante!
Não que seja tão importante assim mas vou colocar um link pro seu blog, no meu.
Um abraço, continue assim! =o)
Demais bicho, valeu!
será que vc não conseguiria o lp dos Caretas com a música "O prego"?
Congratulations for the blog, it's really wonderful. Let me tell you a thing, i found the same problem in all the blog with musical downloads, what's up with the covers (capas)? We can only have the front cover (normally a bad quality one) and nothing about the back cover, so please post all the covers on the blog or insert the covers in the winzip file. If someone have the covers of this recording please write to me an e-mail to guiaragon@hotmail.com Thank you very much, and once again, congratulations!
Sorry Woody, I don't have the original covers; I got them in the net, as they are.
Just keep downloading.
Best,
Fabio.
great!!!
Esse é o melhor disco postado no blog até agora. Bem tocado, bem cantado, e os arrajos das músicas estão muito criativos. Muito obrigado, fperacoli!
Cara, parabéns pelo seu trabalho de divulgar a ARTE Brasileira na sua melhor forma! Por mais que possam tirar links daki dali, não desista o povo Brasileiro precisa conhecer sua ARTE o Amor pela Música a oportunidade real de se falar algo, falar o que pensamos, sou sobrinho da cantora Marisa Fossa e pode ter certeza que ela fica muito feliz em saber que existem pessoas jovens que ainda admiram e se inspiram em obras de sua participação! Também sou músico meu myspace: http://www.myspace.com/projetompppc se quiser meu disco completo para download eu te mando com o maior prazer! Mais uma vez parabéns! Muita sorte muita PAZ e muito AMOR sempre!
Cara, parabéns pelo seu trabalho de divulgar a ARTE Brasileira na sua melhor forma! Por mais que possam tirar links daki dali, não desista o povo Brasileiro precisa conhecer sua ARTE o Amor pela Música a oportunidade real de se falar algo, falar o que pensamos, sou sobrinho da cantora Marisa Fossa e pode ter certeza que ela fica muito feliz em saber que existem pessoas jovens que ainda admiram e se inspiram em obras de sua participação! Também sou músico meu myspace: http://www.myspace.com/projetompppc se quiser meu disco completo para download eu te mando com o maior prazer! Mais uma vez parabéns! Muita sorte muita PAZ e muito AMOR sempre!
Fiquei muito honrada com o bom gosto desse blog e por termos sido lembrados com tanto carinho e recebido tantos lindos elogios.Muito obrigado por tudo,beijos Marisa Fossa
agradeço por publicar esse outro trampo da sÓ, sempre que precisar porde pegar lá.
fico lisonjeado de porder ser lido aqui nesse site
O blog é estupendo. Da Marisa Fossa lembro que a apresentavam na Tv como a Janis brasileira, com um violãozão enorme, e da participação dela numa das músicas masi lindas chamada acho que Já são seis horas, ou Seis horas, que ela canta com o Erasmo Carlos.
O LP ja passou para os ENTA e os garotos ouvindo nosso trabalho...
Isto mostra que nossa presença aqui na Terra valeu! ficaram as sementes Em meu nome, e tenho certeza dos que ainda estão por aqui, muito obrigado a todos pela lembrança! Valeu!
Rodolpho Grani Jr
Que maravilha ter uma moçada que redescobre essas coisas que já entraram nos "ENTA"! Me sinto gratificado! Essa é minha banda do coração. Mesmo passando por tantas outras, esta foi, é, e sempre será, a do coração. Mais uma vez agradeço por todos (mas acho que todos vão postar alguma coisa, e... que belo blog meu!
P A R A B É N S! abrcs gerais!
Rodolpho Grani Jr. (baixista)
Ola Amigos,
AVISO!! Logo mais teremos O BANDO em vinil em ediçao AUTORIZADA pelo grupo
Na oportunidade estaremos enviando o endereço para os interessados.
abrcs e SAUDE!
Rodolpho (RUDY)
Ola Amigos,
AVISO!! Logo mais teremos O BANDO em vinil em ediçao AUTORIZADA pelo grupo
Na oportunidade estaremos enviando o endereço para os interessados.
abrcs e SAUDE A TODOS!
Rodolpho (RUDY)
eu quero!
Caros amigos é com pesar que informo que nossa Marisa Fossa faleceu vitima de um atropelamento em Niterói no Sabado (04/12/2010), eu como prima e amiga deixo aqui uma homenagem a essa linda voz que acompanhou tanta gente legal e importante da MPB, Chico Buarque, Roberto carlos, Sandra de Sá, Elias Regina, Sá e guarabyra, Rita Lee, e tantos outros.
abraços
Sonia Prata
Boa tarde. Tudo bem que tem um contexto histórico e tal, mas...que sonzinho safado, debulharam com algumas versões!Recomendo não!
Post a Comment