Friday, May 19, 2006

Alcides Neves - Tempo de Fratura (1979)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Tempo de Fratura
02. Desencontro das Águas
03. Lampião
04. Hibernante in Tempore
05. Tango
06. Banquete na Casa de Pedra
07. O Trem
08. Urubuzalê
09. Aventuras de um Luso-tropical
10. Los Invasores
11. Desen(fado)


Logo fica claro que trata-se de um artista disposto a trabalhar com sonoridades diferentes e experimentais, como na faixa-título. Porém esse primeiro impacto, que bem pode espantar alguns, é quebrado em seguida pela bela Desencontro das Águas, que vai ser ouvida com especial carinho pelos paulistas.

Lampião sem dúvida é uma das formas mais belas e poéticas de tratar o famoso guerrilheiro do sertão. Destrinchando sistematicante a construção do mito, que começa com "mais de 700 cavaleiros" que invadiram o mundo inteiro até chegar a "100 ou 50 nas quebradas do sertão"... Afinal, como é cantado, "Não é mentira não", é cultura!

Já com Hibernante in Tempore voltamos com sonoridades (e, no caso, letras) mais difíceis, mas nem por isso menos prazerosas de se ouvir, desde que com a cabeça aberta, claro. Destaca-se o irônico "Deus nasceu na Ámerica"...

Tango, belíssima composição, bem poderia ser o possível hino de uma América Latina (ou Batida?) unida - e derrotada.

Banquete na casa de pedra é uma canção que soa muito diferente do resto do álbum, mas mesmo assim é muito boa. A letra se destaca.

O Trem, mais uma música de um tema tão forte para nossa cultura, sobre o qual já cantaram Raul Seixas, Gonzaguinha, Mercado de Peixe, entre outros. Desnecessário ressaltar a originalidade da música, captando tanto a força quanto a melancolia de um "trem velho" que chega na estação vazia, aliás "não tinha nem estação não senhor"...

Urubuzalê é sem dúvida a mais experimental do álbum, e pelo menos eu demorei um pouco a gostar dela. Parece uma mistura de poesia concreta com Arrigo Barnabé.

Aventuras de um Luso-Tropical tem uma grande pompa e imponência. Devo confessar particular apreço pelos metais meio desencotrados dessa música, além da encantadora letra, na verdade uma carta de D. Pedro II a seu pai. "Napoleão das Antas" é simplesmente genial.

Los Invasores tem um arranjo vigoroso e inventivo, com uso intenso de flautas doces - muito bem utilizadas.

Finalmente, Desen(fado) tem um peso, uma agressividade que contrasta com sua letra singela. Sem dúvida uma das melhores músicas do álbum, para fechar com chave de ouro.

Em suma, vale a pena ouvir e tirar suas próprias conclusões sobre um grande artista, que infelizmente não vem recebendo a devida atenção.

Texto originalmente publicado no blog Na Garrafa e gentilmente cedido pelo Corsário Viajante

Fazer o download de Alcides Neves - Tempo de Fratura (1979).

18 comments:

Anonymous said...

onde eu acho mais informação sobre esse Alcides Neves?
gostei muito do disco.

fperacoli said...

Putz, Igor, infelizmente já procurei e procurei, mas não acho nenhuma informação sobre o sujeito. Mas se eu encontrar, co certeza posto aqui.

Anonymous said...

Fábio, até que foi fácil encontrar este SITE OFICIAL do Alcides Neves. Aliás, tô ouvindo o disco aqui, maravilhoso, lembra Ave Sangria, Manduka e Fábio (o outro,obviamente). Conheci hoje e gostei muito. Antes que eu me esqueça, tá aí o site:

http://www.alcidesneves.com.br/

É isso aí, abração!

Anonymous said...

Great album! any chance of anybody having ""Destrambelhar ou Não"?? very curious to hear the next effort after this one.

fperacoli said...

Também estou procurando o "Destrambelhar ou Não". Se alguém tiver, por favor coloquem o link aqui.

I'm also looking for "Destrambelhar ou Não". If anyone has it, please post the link here.

Anonymous said...

destrambelhar ou não:
www.alcidesneves.com.br/don.zip

Anonymous said...

Olá! Disponibiliozei os dois álbuns para baixar no meu blog além de escrever uma curta resenha do priemiro. Quem quiser visitar e baixar será bem-vindo!

http://nagarrafa.blogspot.com/2007/07/tempo-de-redescobrir-alcides-neves.html

Corsário Viajante

Anonymous said...

Olá! Disponibiliozei os dois álbuns para baixar no meu blog além de escrever uma curta resenha do priemiro. Quem quiser visitar e baixar será bem-vindo!

http://nagarrafa.blogspot.com/2007/07/tempo-de-redescobrir-alcides-neves.html

Corsário Viajante

liriodoprado said...

Alcides Neves é médico psiquiatra, trabalha nas Secretarias de Saúde de S.P. e de Barueri, o que não o impede de realizar um importante trabalho musical. Alcides tem três discos: dois LPs "Tempo de Fratura" e "(Des)trambelhar ou Não".
Está com o seu terceiro disco, agora um Cd, "dr. louk'américas" que talvez seja seu melhor trabalho, se é que isso é possível.
O lançamento deste CD será no dia 29 de novembro deste ano (2007) no Centro cineclubista de São Paulo, na ruaaugusta, 1239- conjunto 13 e 14.
O e-mail do Centro cineclubistaé cineclubistas@yahoo.com.br e o sítio é www.cineclubebr.com.br

Um abraço da Risomar Fasanaro

fperacoli said...

Lírio,

muito obrigado pelas informações. vou ficar ligado nesse lançamento.

Anonymous said...

Olá,

Sou amigo e parceiro de Risomar Fasanaro e, nesse momento também do nosso querido Alcides Neves. Tomo a liberdade de fazer uma correção na data de lançamento do novo CD do artista... A data definitiva será 30 de novembro, no mesmo endereço e local já anunciados por Risomar. Ademais, tenho essa informação porque sou um dos responsáveis da agenda do Centro Cineclubista e, coicidentemente, farei uma pequeno participação no evento de lançamento, falando dois de meus novos poemas de uma série chamados "7 pedaços", a convite do próprio Alcides Neves.

A Risomar, naturalmente não conseguiu fazer a correção da data, por não se lembrar por onde tem escrito, divulgando incansavelmente o merecido artista. Assim, por acaso passei por aqui e fiz essa correção. É isso.

Quem puder apareça, será imperdível, depois de quase duas décadas ouvir Alcides!

Cacá Mendes

liriodoprado said...

Oi, amigos

Volto com notícias do Alcides Neves.
O lançamento do seu terceiro disco, agora em CD, será no dia 30 de novembro às 19h, no Centro Cineclubista de São Paulo, na rua Augusta,1239- conjunto 13 e 14. Entrada: R$20,00 (vinte reais) . Só há oitenta lugares.
Espero vocês lá!Abraços da
Risomar liriodoprado@yahoo.com.br

breno said...

novo repost de Alcides!!
valeu

Anonymous said...

Otimo disco envoca realmente a ideia regional do nordeste um artista muito original com certeza lembra ave sangria e alceu valenca muito lindo esse discaço fabio vc é o cara força e muito boa sorte a nação desse pais agradeçe pela sua atitude e bom coração em postar essas perolas da musica brasileira . é com certeza a maior epoca da musica mundial.

fperacoli said...

Caro Breno,

O link esta ok

Sandra Barbosa said...

quem precisar do contato de Alcides Neves ou saber notícias mande email para: sandrabarbosa11@gmail.com
Ele estará voltando a divulgar o seu terceiro trabalho e músicas inéditas em shows, em breve um próximo ciclo.

Nuso said...

Teria como reativar o link? Esse disco é muito bom mas perdi

fperacoli said...

Então, Nuso. Minha conta no Mediafire foi removida por "frequentes denúncias de violação de direitos autorais".

No último post do blog vc pode ver mais detalhes.

Abcs,
Fábio