Monday, May 09, 2011

Vaca de Pelúcia - Vaca de Pelúcia (2002)



DOWNLOAD!


Faixas:
01. BR para o Espaço
02. Bandolero Fuzz
03. O Relógio
04. Guadalupe
05. Grilo Krishna
06. Eu não Quero falar com Você
07. Mr. Paranóia
08. Garage Lies
09. Vaca Surf
10. O Relógio (acústico)



Formada por Keila Gonçalves e Clayton Martin e completada ao vivo por Alex e Rodrigo Lobato, a banda Vaca de Pelúcia gravou um cd que realmente me impressionou bastante.

Para descrever o som do Vaca de Pelúcia, eu diria que se trata de surf music + power pop + psicodelia + bandas de garagem proto punk - poderia se arriscar então que a vaca não passa de um caldeirão representado apenas por rótulos? Não, eles fazem jus a esses estilos, já apresentam personalidade própria e fazem músicas muito bacanas.

Dentre as faixas que acredito serem as melhores, figuram "BR p/ o Espaço", que poderia estar presente na caixa nuggets e não faria feio e "O Relógio", que representa o tal power pop, uma música ensolarada, bela mesmo, com uma melodia muito bacana e assoviável, no bom sentido. Também gostei bastante de "Grilo Krishna", deliciosa e psicodélica e "Mr. Paranóia", que apresenta um riff punk vigoroso e efeitos estranhos e maravilhosos.

Para sacar melhor qual é a dessa Vaca, entrevistamos o Clayton:

--> O nome "Vaca de Pelúcia" vem de onde?
Clayton: É de um termo caipira "chamando a vaca" que é quando tem uma grande confusão ou barulho e pelúcia porque também é delicado e calmo.

--> Vocês já tocaram em outras bandas? Quais?
Clayton: Eu fundei a banda de surf music "Os Ostras" junto com o Marcio e o Jabá. o Alex e o Thiago tocam respectivamente no "Effervescing Elephant" e no "Skywalkers". e a Keila, "Os Pés de Cachorro".

--> As influências parecem óbvias, mesmo assim, quais são?
Clayton: Punks de "mina", surf music, grunge, Syd Barrett no violão, as bandas amigas, etc...

--> Fora as influências, o que mais vocês ouvem? Quer dizer, além de proto punk, o que mais escutam? Ou é só isso mesmo?
Clayton: Eu e a Keila ouvimos muitas coisas diferentes: eu tô ouvindo bastante o Man Machine e o Computer World do Kraftwerk, o primeiro do Gang of Four, Donovan, VU do Velvet Underground. Entre os de sempre: Beatles, Stones, Cure... passando por umas coisas bizarras que eu não falo... hehehe...

--> Vocês têm bastante contato com outras bandas?
Clayton: Eu tenho porque sou uma espécie de produtor, tenho agora um estúdio de gravação e acabo me relacionando com o povo. Mas sou meio lerdo para me relacionar (fazer contatos), se você não tivesse me escrito, provavelmente eu nunca iria saber que você ouviu o cd, e que você tem uma publicação. Como diz a Debbie (Ordinary Records), sou meio matusa...

--> Existe uma cena no Brasil?
Clayton: Tem. Não é unida, é pobre, mas tem força, tá crescendo cada vez mais e só falta o povo ter mais cultura e critério de qualidade para se sintonizar nas bandas independentes que são o que tem de melhor em manifestação musical no país. Tem força em Goiânia, Porto Alegre, São Paulo é meio disperso mas tem, mas a palavra CENA me incomoda, não faço parte de nenhuma cena, dos psicodélicos, hardcores, garageiros etcs... Faço parte da cena dos que não tão na cena...

--> Desde quando existe a VACA DE PELÚCIA?
Clayton: Desde quando eu e a Keila morávamos juntos no Arraial D'Ajuda (BA), acho que começou mesmo em 2001.

--> Porque cantar em Português?
Clayton: Não levanto bandeira e nem faço parte de nenhuma cruzada contra cantar em inglês por exemplo, acho que arte é liberdade e você pode cantar até em língua inventada, é que o que me intriga é que muita gente está conversando e tomando umas com você. de repente ele sobe no palco e: HELLO BABY! ROCKANRRRRRROOOOUUUUUUU, eu acho meio fake... hahahaa... But i undertand this guys. They wanna be american and english guys... Good luck, see you later...

Texto de Yane Santiago, publicado no site Poppy Corna em 19/10/2003

Fazer o download de Vaca de Pelúcia - Vaca de Pelúcia (2002).

1 comment:

Caio Prado said...

Já existe uma banda com esse nome faz tempo: http://casseta.globo.com/platb/reinaldo/2009/06/04/vaca-de-pelucia-e-outros-bichos/ e quem fala em inglês não é por que quer ser americano amigo, que preconceito!Ele pode querer ser inglês...