Monday, April 16, 2007

Renato Teixeira - Paisagem (1972)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Velha História
02. As Coisas Que Eu Gosto
03. As Galinhas
04. O Que Era Doce Acabou
05. Cabreiro
06. Paisagem
07. Pedras do Caminho
08. Quando uma Nuvem Passa
09. Marinheiro
10. Bye Bye
11. Sapo



Renato Teixeira (Renato Teixeira de Oliveira), cantor e compositor, nasceu em Santos SP em 20/5/1945. Passou a infância em Ubatuba SP e com 14 anos mudou-se para Taubaté SP, onde começou a compor.

Em 1967 transferiu-se para São Paulo SP e, nesse mesmo ano, sua canção Dadá Maria foi uma das classificadas no III FMPB, da TV Record, sendo mais tarde gravada, na Odeon, por Sílvio César e Clara Nunes, e, na Philips, por ele mesmo e Gal Costa.

Em 1968 participou do IV FMPB, também na TV Record, com a música Madrasta (com Beto Ruschel), interpretada por Roberto Carlos. No VII FIC, da TV Globo, do Rio de Janeiro RJ, em 1972, classificou sua composição Marinheiro. Participou também da coleção Música Popular — Centro Oeste-Sudeste, da Marcus Pereira.

No ano seguinte, a Phonogram lançou Paisagem, seu primeiro LP. Em 1977 sua música mais conhecida, Romaria, foi gravado por Elis Regina em seu LP Elis.

Lançou em 1984 o LP Azul e, em 1992, pela Kuarup, o CD Renato Teixeira & Pena Branca e Xavantinho, recebendo no mesmo ano o Prêmio Sharp. Participou ainda dos discos Grandes cantores sertanejos (Kuarup, 1985) e Cantorias & cantadores (Kuarup, 1997), ao lado de Xangai, Cida Moreira, Elomar, Sivuca, Geraldo Azevedo e outros.

Em 1997 comemorou 30 anos de carreira com show no Canecão, no Rio de Janeiro.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Fazer o download de Renato Teixeira - Paisagem (1972).

8 comments:

stella_maneana said...

essa música "as coisas que eu gosto"... acaso não seria uma musiquinha da qual a Elis morria de vergonha depois de ter gravado, naquele disco "Elis no país da brotolândia"?

Tadeu - Brazil said...

Tem tb um CD fantástico de 1993 "Sonhos Guaranis" lançado pela Paradoxx... Neste Blog ele fala laguma coisa sobre ele e outras cositas: http://www.overmundo.com.br/blogs/do-fundo-do-bau-renato-teixeira-existe-a-musica-continental-sul-americana-1

Parabens pelo Post.

99 said...

Passei aqui para mais uma vez agradecer o seu trabalho, que dá a oportunidade de conhecer mais a música do Brasil.

Anonymous said...

Náo consigo fazer o download do Paisagem de Renato Teixeira... poderia postar novamente? Obrigado pelo blog

Apólogo 11 said...

Stelaa Maneana, a música a que você se refere: "As coisas que eu gosto" é da dupla Hammerstein e Rodgers, e o disco da Elis Regina chama-se "Viva a Brotolândia", de 1961. Já a música acima, "As coisas que eu gosto", é do próprio Renato Teixeira, desse disco de 1972, e ela fez parte da trilha sonora da novela "Os Inocentes". Dez anos antes, o Moacyr Franco fez um programa na Rede Bandeiranstes com o mesmo nome.

A literatura infantil também tem um conto com este título "As coisas que eu gosto, de Lorch e Dora. Como se vê, é um belo título para músicas, contos e programas de TV.

Aliás, Stelaa Manenaessa é a única música do disco que se salva, e é belíssima. O próprio Renato despreza o disco. Inclusive, a meu ver, lamentavelmente, até o próprio Renato a esqueceu, logo ela que é a versão musical do "Ideal de Caboclo" do grande Cornélio Pires. Ela merecia uma regravação, pois a letra é linda!

Patrezi said...

não consigo baixar Renato Teixeira!!!Poderias postar novamente?!?Muito bom este blog, ótimo trabalho!!!

Patrezi said...

Não consigo baixar o álbum do Renato Teixeira!!!Podes postar ele novamente?!?Muito bom este blog!!!Ótimo trabalho!!!

fperacoli said...

Patrezi,

subi o disco novamente