Tuesday, March 10, 2009

Bernardo Neto - Sumaré (1988)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Sumaré
02. Brasão
03. Superstição Imortal
04. Cora Coralina
05. O Novo
06. Vilancete



Ao decidir-se por editar disco com composições de Bernado Neto, o movimento litero-musical O SACO levou em consideração o trabalho de um compositor voltado para a busca constante da sintonia entre a beleza da palavra e da música. Um artista interessado em deixar registrado no tempo o compromisso do homem para com a vida, a poesia e o destino de todos nós numa era de tantas indecisões e desencantos.

Bernardo Neto desenvolve há muito tempo no Ceará trabalho musical que só tem merecido aplauso e reconhecimento. Mas somente o disco era capaz de impulsionar ainda mais seu talento para ser descoberto em outras plagas e receber a mesma admiração dos que vivem nos limites da província cearense. Ao optar inicialmente por Bernardo Neto, O SACO traz à tona o eterno problema do artista enclausurado nas fronteiras de seu Estado, sem perspectivas futuras se não romper os esquemas tradicionais das gravadores multinacionais.

Bernardo Neto escolheu para compor "Sumaré" alguns dos nomes mais significativos da literatura cearense. Ao musicar poemas de autores consagrados, dá outra dimensão à palavra que sempre se manteve no restrito espaço do papel. Amplia, repercute e avança ao lado do poder de criação literária. Em "Vilancete", o compositor torna ainda mais conhecida a produção de Moreira Campos, um dos articuladores do Grupo CLÃ, citado em várias antologias internacionais.

Na faixa "O novo", perpetua em melodia os versos de Caetano Ximenes Aragão, autor do grande "Romanceiro de Bárbara". Em "Brasão", Francisco Carvalho, que traz na expressão da linguagem poética a aventura e desventura da existência. Todos poetas que sabem utilizar com maestria a palavra em sua dimensão mais humana, pura, terna e eterna. Nomes que orgulham o Ceará e nada deixam a dever ao resto do Pais.

Indo mais além, Bernardo Neto inspira seu violão para prender na melodia "Superstição mortal", de Millor Fernandes. E em 'Cora Coralina", uma homenagem a mulher de destino humilde, mas de ricas palavras. Bernardo Neto escolheu tal caminho por sentir em cada texto a musicalidade unir-se com o sentimento da força humana em busca de melhor caminho. Música e palavra numa vertente única, inabalável, como a esperança. A esperança de se ter pelo menos o direito de viver. E sonhar.

Em Sumaré, Manoel Grelho Raposo, autor da letra diz: "Num passe de mágica as cores se misturam, o sol derrama as suas crinas sobre o canteiro dos homens, e a bela orquídea do poeta invade os corações de quem sabe cultivar Sumarés, rosas de amor."

Texto extraído do encarte do disco.

Fazer o download de Bernardo Neto - Sumaré (1988).

10 comments:

666CM said...

Parabéns pelo blog, estou sempre conferindo esses achados raríssimos que é postado aqui.

Anonymous said...

é uma pena que os posts nesse blog sejam tão eventuais... tem cada coisa boa por aqui!
poderia ser pelo menos uma 'novidade antiga' por semana! o que me diz?

Anonymous said...

Ótimo blog mesmo. Vocês não tem aí o disco Mandala de 1976? Se tiverem postem aí... Valeu!

Anonymous said...

otimo disco este blog é o melhor de todos não por quantidade e sim qualidade.

Marcelo AL said...

belo disco otimo blog querer mais o que ?

Anonymous said...

o melhor blog deste mundo

fperacoli said...

Opa! Esse MAndala esta mesmo dificil de encontrar. Se vc tiver noticias, me mande ai...

Abcs,
Fabio

Sarah said...

Hello!

I know that this isn't exactly a comment, but I couldn't find your e-mail address, and I wanted to write and tell you about a new website for artists, musicians, fashion designers, and filmmakers: www.PutItOn.com. I've been using the site as an artist and have my work there, and am trying to support it because I believe in it. Basically, the site allows artists from all over the world to connect, display their portfolios, and sell their work (with NO commission taken!). The site gives artists a FREE gigabyte of space to showcase their portfolios, allows you to stream audio and video works, lets you create live personal broadcasts, and translates any writing into ten different languages. If you could take the time to visit the site, and if you like it too, let your readers know about it, and even sign up yourself or link to it on your site it would be greatly appreciated! We are trying to make a go of helping out artists everywhere and are trying to get the word out, so please help us out if you like the site after checking it out! Thank you!

All the best,
Sarah at PutItOn.com

P.S. Sorry to have had to write to you in English!

+José_Vitor+ said...

Muito Obrigado por este blog !

Me fez diferente a cada disco que baixo e gosto.

Queria compor coisas únicas como algumas das que conheci por aqui.

e-mail: jvitorfloresta@hotmail.com

Desse disco aqui do bernardo a faixa sumaré é show !!!


Obrigado

Anonymous said...

esse cd e demais, da uma nostalgia..