Wednesday, March 12, 2008

Karma - Karma (1972)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Do Zero Adiante
02. Blusa de Linho
03. Você Pode Ir Além
04. Epílogo
05. Tributo ao Sorriso
06. O Jogo
07. Omissão
08. Venha Pisar na Grama
09. Transe Uma
10. Cara e Coroa



Esquecido num sítio na periferia do Rio, o compositor, guitarrista e fundador de O Terço e do Karma, Jorge Amiden, tenta recuperar a saúde abalada pelo uso de drogas e das (pouquíssimas) viagens que fez com LSD no início dos anos 1970. "Foram muito boas, mas custei a voltar delas", diz o nosso afável Syd Barrett. Jorge é o compositor da inesquecível 'Tributo ao Sorriso' (em parceria com Hinds) e de tantas outras canções geniais do repertório de O Terço (1970 a 1971) e do Karma (1972). Era ele o principal arquiteto dos vocais harmoniosos de ambas as bandas. Além do mais, gravou um antológico LP com o Karma, participou do disco 'Sonhos e Memórias' de Erasmo Carlos e integrou a banda de Milton Nascimento. Depois, com o cérebro golpeado, se afastou dos palcos. Seguiu-se, então, um longo e indesejável ostracismo. Mas Jorge quer voltar, quer a música "viva" de volta a sua vida. E nós, órfãos de sua brilhante musicalidade, torcemos para que ele encontre o fio da meada, a luz no fim do túnel, a glória de um final fez.

Após romper com O terço, Amiden logo encontrou novos parceiros. Com Luiz Mendes Junior (violão e vocal) e Alen Cazinho Terra (baixo e vocal), irmão de Renato Terra, o guitarrista daria início a sua trajetória de pouco mais de um ano como líder do Karma. Ramalho Neto, da RCA, não teve dúvidas em contratar a banda antes mesmo de ouví-la. Reconhecia o talento de Amiden e antevia um belo disco do Karma para a RCA.

E foi o que aconteceu. Pouco tempo depois, a RCA distribuía na praça o LP homônimo do Karma, uma obra antológica que merece constar de qualquer lista dos melhores discos da história do rock brasileiro. Com uma sonoridade predominantemente acústica servindo de base para a primorosa vocalização do trio, 'Karma' é recheado de canções brilhantes, como 'Do Zero Adiante' (Amiden e Mendes Junior), 'Blusa de Linho' (Amiden e Rodrix) e a revisitada 'Tributo Ao Sorriso' (Amiden e Hinds). Esta, levada quase até seu final em a capela, servia para realçar ainda mais a força vocal do conjunto. Vale destacar a participação do baterista Gustavo Schroeter (então integrante da Bolha), que ajudou a abrilhantar o disco com sua batida sempre consistente, arrojada e precisa.

E foi com Gustavo na bateria que o Karma fez o show de lançamento do disco no Grajaú Tênis Clube. Lamentavelmente, este pequeno tesouro concebido por Amiden jamais foi reeditado. Possivelmente hiberna nos arquivos da RCA desde o seu lançamento, em 1972, como hibernam tantas outras obras importantes nos arquivos das gravadoras brasileiras.

Em sua curta vigência sob a liderança de Amiden, o Karma ainda participou do VII Festival Internacional da Canção Popular, em setembro de 1972. Foi quando defendeu 'Depois do Portão' (Amiden e Mendes Junior). Em 1973, nos primeiros meses do ano, durante um show no Clube de Regatas Icaraí, em Niterói, depois de misturar bebida com drogas, Amiden perde o controle do próprio cérebro. O solo de guitarra parece interminável... Depois, sentado à beira da praia com Mário, se perde em plano existencial paralelo, vagando inseguro e solitário pelo lado escuro da lua.
Jorge só encontra a saída do enovelado e desconhecido labirinto no dia seguinte, quando percebe que o mundo não é mais o mesmo, o Karma não é mais o mesmo, a música não é mais a mesma...E nem sua vida seria mais a mesma. Dos palcos, se afasta...para na calma do tempo, quem sabe uma luz como guia, em dado momento, conceda algum dia seu retorno sereno.

Texto de Nélio Rodrigues, publicado originalmente no blog SomBarato

Fazer o download de Karma - Karma (1972).

9 comments:

Unknown said...

aeee bródi num consigo baixar o jards macalé aprender a nadar...
como façooooo????
abraz

marmelzod said...

This is amazing.

Anonymous said...

Bota amazing nisso.

Pô, ficou difícil comentar... o blog acabou ficando meio morto...

Unknown said...

oo muito obrigado pela postagem....
q belo play.... lembro q eu ouvia mt isso na no começinho da kiss fm.(no bom tempo da rádio).. pq hj......... deixa pra lá.

Alex B said...

Belo disco, muito bonito e lírico. mas verade seja dita: não se diferencia muito damúsica instrumental/regionalista que se fazia no Brasil dos anos 70. O grupo é pintado como original ao extremo e não é bem isso.

Anonymous said...

Olá amigo, tentei baixar uns 7 albuns, entre eles: Som imaginário, O karma, Ave sangria e outros; os arquivos baixam ate alcançar uns 85 ou 93 por cento e ai diz que ha um erro interno no servidor. Não será possivel voce disponibilizar esses albuns para serem baixados em outro servidor ou baixados faixa a faixa?
Desde ja agradeço a sua disposição em disponibilizar essas maravilhas do rock apesar de nao conseguir baixá-las. Tchau e entro novamente para tentar outros albuns.
Meu nome é paulo, e esse e meu email: p_roberto80@hotmail.com

Anonymous said...

Este LP é lindo!

Samuel A. Lourenço said...

Grande disco,lindo mesmo!
Tenho pena de quem nao conhece essas pérolas da música brasileira.Valeu por disponibilizar os discos,abraçao.

DishWasher said...

riquesas do prog br...legal download feito, valew!!!