Wednesday, October 24, 2007

The Brazilian Bitles - É Onda (1967)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. É Onda
02. Rainha dos Meus Sonhos
03. Louco de Amor
04. Faz Feliz Assim (A Groovy Kind of Love)
05. Qual a Razão (Day Tripper)
06. Cabelos Longos, Idéias Curtas (Cheveux Longs, Idées Courtes)
07. O Papagaio
08. Não Tem Jeito (Satisfaction)
09. Se Você me Pegar
10. Vem, Meu Amor
11. O Homem Só (Nowhere Man)


A jovem guarda da garagem

The Brazilian Bitles é uma das bandas mais emblemáticas e menos reconhecidas do rock brasileiro. Tanto pelo nome, quanto pelo repertório é diretamente vinculada à beatlemania e à Jovem Guarda. De fato, a banda foi uma das primeiras a introduzir o som dos Beatles na cena carioca. Também fizeram sucesso com uma inusitada versão pop de "Gata" (Wild Thing - Troggs/Jimi Hendrix). Mas, The Brazilian Bitles foi mais do que apenas uma banda cover. Em seu repertório estão presentes raras pérolas do melhor rock dos anos sessenta, permeadas de climas modernos, garageiros e psicodélicos, como 'Dedicado a quem amei', 'Deixe em paz meu coração', 'Preciso seguir' e 'Decisão'.

A história da banda começa em 1965, quando o guitarrista Vitor Trucco e o cantor e guitarrista-base Jorge ainda tocavam no The Dangers, uma das inúmeras bandas de garagem do Rio de Janeiro. A banda se apresentava na televisão - no Cabal 9, especialmente - e em clubes, às vezes acompanhada de um cantor chamado Ely Barra. Um dia, Ely, mais o baterista Luiz Toth, junto com o paulista recém chegado Fábio Block convidaram Vitor para formar uma banda nos estilo dos Fab Four. Assim, estava formada The Brazilian Bitles, com Luiz Toth (bateria), Fábio Block (baixo e, depois, guitarra), Eliseu da Silva Barra (cantor e teclados), Vitor Trucco (guitarra solo e, depois, baixo) e Jorge Eduardo de Almeida (voz e guitarra-base). Em 1968, Luiz Toth, Fábio Block e Ely Barra deixaram a banda, entrando Ricardo, ex-baterista dos The Bubbles, e Rubens, ex-integrante do grupo uruguaio The Innocents, na guitarra solo e novos vocais.

The Brazilian Bitles estreiou apenas quatro dias depois, na boate "La Candelabre, com grande estardalhaço de mídia, por conta do empresário da nova banda, Glauco Pereira. O sucesso foi imediato, devido a música - o repertório refinado trazia Beatles, Rolling Stones, rock clássico (Chuck Berry, Little Richard) e outras novidades da "invasão inglesa" - e ao visual da banda, que já usava cabelos compridos. No dia seguinte, a banda estava nas páginas dos jornais como grande novidade da cena carioca, e daí para a televisão foi um pulo, onde apresentavam o programa "BBC - Brazilian Bitles Club", na TV Excelsior, do Rio de Janeiro.

O programa, que ia ao ar nos sábados à tarde, fez grande sucesso, chegando a segundo lugar nas pesquisas de audiência, e serviu de vitrine para divulgar diversos artistas que vieram a consagrar-se posteriormente. "Eles foram as pessoas que me puseram nisso", disse Ronnie Von a Senhor F, reconhecendo o papel dos Brazilian Bitles não apenas na divulgação da "beatlemania", mas também dos novos intérpretes e conjuntos cariocas. Em seguida, gravam seu disco de estréia, abrindo caminho para uma carreira que durou até 1969, incluindo diversos compactos, mais dois LPs, outros sucessos nas paradas, como "Não Tem Jeito" (versão de Rossini Pinto para "Satisfaction", dos Rolling Stones) e centenas de apresentações ao vivo país afora.

Texto de Flávio Ohno e Fernando Rosa, originalmente publicado no site www.senhorf.com.br.

Fazer o download de The Brazilian Bitles - É Onda (1967).

16 comments:

CASÉ said...

tens algo de um grupo chamado OS SELVAGENS?
se tiver entre em contato por favor!!

parabéns pela organização e acervo do blog!!

p.s: se ajuda,um dos integrantes chamava-se ISRAEL e seu sobrenome ou é: DE SÁ ou é: HENRIQUES.

Anonymous said...

Parabéns pelo seu blog. Coisas rarissimas e de altissima qualidade. Mas parece que os posts antigos perderam o link para download. Queria muito baixar Vida e Obra de Johnny McCartney, do Leno, e muitos outros de seus conteúdos. teria como refazeros uploads?

Grande abraço e mais uma vez parabéns!

gil spector said...

amigos
há anos ouvia falar deste grupo e estive procurando por um bom tempo, entretanto, tentei baixar o arquivo, mas não completa, ao contrário de outros anteriores. Ele deve estar com problemas. Podem ver isto para mim?
Obrigado
gil Spector

fperacoli said...

Caro Gil,

Realmente o servidor mediafire (onde vou postar os discos daqui para frente) está temporariamanete com problemas. Mas, para não deixá-los na mão, fiz um repost, utilizando o server anterior (turboupload). Divirta-se...

Anonymous said...

Olá, só gostaria de agradecer pelo site maravilhoso. É triste ver que tem tanta música linda no Brasil que é tão pouco valorizada porque não dá dinheiro. Quem sabe de pouco em pouco não se nota e se re-lança muitos desses discos. Graças ao teu site descobri Manduka, e estou viciado. Entre muitos outros. Eu mesmo sou músico e acho difícil algum dia quererem me lançar no Brasil..
Valeu mesmo.
Raphael

Anonymous said...

cara, é difícil achar mais albuns do manduka?
sou curioso pra ouvir esses dois :

Manduka e Naná Vasconcelos (1975) Le Chant du Monde (França) LP

Brasil (1976) Edigsa (Espanha) LP

SOUZA VIANA said...

Desculpem se for por mera ignorância, mas todas as vezes que vou fazer o download de arquivos guardados no "TURBO UPLOAD (BETA)" ocorre um erro interno e eu não consigo completar o download. Isso acontece só comigo? Alguém, por favor pode ajudar a saber o porquê disso?!

Abraço!

.

Unknown said...

. Bem legal o blog, já estamos baixando.

Uma boa dica pra vc e seus leitores
é o Freakast, um podcast totalmente voltado para a música, músicos e assuntos relacionados ao mundo da música. Tem um programa só sobre psicodelia.

Unknown said...

ah, o link:

freakast.weblogger.com.br

abração

fperacoli said...

Casé,

infelizmente não vou poder te ajudar. Mas se eu esbarrar com alguma coisa deles poer aí, te dou um toque...

fperacoli said...

Raphael,

também procuro igual louco esses dois discos... Se vc encontrar, please me avise.

Robert Charbonnier said...

Très bon album, merci beaucoup.

Anonymous said...

Ola.
Cheguei aqui por indicação de um amigo,parabéns muito bom este blog.

Estou querendo faser o download do arquivo "The Brazilian Bitles - É Onda (1967)" mas não consigo; me de uma ajuda, valeu obrigd.....

Anonymous said...

Muito bom cara, OBRIGADO ! Forte Abraço !

Rubia said...

Q maravilha!! Adorei! Braziliam Bitles, eu morava em Porto Alegre qdo fui assitir um show deles, e olha...faz tempo....rs. Procuro no youtube e nao encontro clips deles. Vc tem algo para me indicar?
Rubia Jardim

Roderick Verden said...

Tenho um compacto duplo deles, q gosto muito, apesar de há muito tempo não o escutar, com as músicas, "Tema Baseado na Coisa", "Decisão", "O Barqueiro" e "Hoje eu Chorei". Pena q, nos anos 70, alguém, lá em casa, arranhou parte do compacto(foi algo feito de propósito, pra me sacanear-creio ter sido obra da empregada...).