Monday, March 07, 2011

Rita Lee - Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Vamos Tratar da Saúde
02. Beija-me Amor
03. Hoje é o Primeiro Dia do Resto da sua Vida
04. Teimosia
05. Frique Comigo
06. Amor Branco e Preto
07. Tiroleite
08. Tapupukitipa
09. De Novo Aqui Meu Bom José
10. Superfície do Planeta



Cada vez mais dedicados a sua musica, ensaiando e viajando direto, Os Mutantes vibraram com a inauguração em São Paulo de um então moderno estúdio de 16 canais. Em meados de 1972, ano em que já haviam gravado e lançado um disco (Mutantes e seus cometas no país do baurets), eles resolveram experimentar a novidade. Entraram no recém-inaugurado Estúdio Eldorado e gravaram Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida, que sairia em outubro como se fosse um lançamento solo de Rita Lee. De fato, Rita brilha no disco. Participa da composição de sete das dez faixas, canta quase todas e ainda por cima desenhou a capa.

Mais um trabalho produzido por Arnaldo Baptista, que também toca teclados e canta, e que tem como músicos Sérgio Dias Baptista (guitarra e voz), Arnolpho Lima Filho, o Liminha (baixo e vocal), e Ronaldo Paes Leme, o Dinho (bateria), é um disco dos Mutantes. Se alguém ainda tiver duvidas, basta colocar o CD no aparelho e aumentar o som.

Canto de cisne de um dos mais criativos grupos de rock deste país, Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida é tambem o mais experimental dos discos do grupo. Da primeira faixa, Vamos tratar da saúde, a última, a clímática Superficie do planeta, espirram ousadias sonoras, competência instrumental e apuro técnico. Hoje é o primeiro dia... tem um tango (Beija-me a boca) cantado por Rita e pela guitarra de Serginho. Não é um exagero. Usando a boca para fazer ressonância, Sérgio Dias faz sua guitarra cantar.

Em outra faixa, o delicioso samba-homenagem ao Corinthians, Meu amor branco e preto, Sérgio volta a usar o truque e faz a guitarra soar como um pato de desenho animado. Na gravação, os Mutantes usaram outro truque, muito repetido anos depois. Como fundo, puseram a narração de um jogo de futebol. O disco está repleto dessas ousadias, que culminam com um papo de estúdio sobre como gravar determinada música. Rita sugere o uso de quatro vozes em cada um dos 16 canais. Dito e feito. A sobreposição forma o gigantesco coral de 64 vozes que enfeita De novo aqui meu bom José. Foi uma despedida e tanto. No ano seguinte, Os Mutantes estreariam um show no Rio já sem Rita Lee. O que era doce, acabou. Ou melhor, espalhou-se.

Texto de Fábio Rodrigues, encartado na reedição em CD

Fazer o download de Rita Lee - Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972).

4 comments:

Marina said...

Ai que maravilha..
Eu amo música
e vim conhecer seu blogg porque estava procurando uns sons do avesangria e do lula cortes...
fiquei extasiada. com o material que vc tem aqui..
virei mais vezes viu
besos
MArina

CAso queira manter contato meu blog é o http://sinperderlaternura-marina.blogspot.com/

Acho que não faz seu gênero..mas tem uns sons legais lá que eu posto vez em quando.

Alex Rezende said...

Fala sério, quem foi que disse que o rock no Brasil começou nos anos 80???
Com certeza nunca ouviu Os Mutantes e nem esse album estraordinario.

Ismael Trierveiler Machado said...

cara foi removido os downs de todos os cds da ritta please arrumar

felicidade clandestina said...

obrigada pelo link. foi uma felicidade encontrá-lo ativo - assim como o achado deste blog.