Tuesday, March 29, 2011

Lula Côrtes - O Gosto Novo da Vida (1981)



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Desengano
02. Dos Inimigos
03. Lua Viva
04. São Várias as Trilhas
05. Patativa
06. Canção da Chegada
07. Quadrilha Atômica
08. Brilhos e Mistérios
09. Gira a Cabeça
10. O Morcego


Neste sábado, dia 26 de março, faleceu Lula Cortes. Este post é uma homenagem a esse grande artista pernambucano.

O cantor, compositor e poeta Lula Côrtes, um dos pioneiros em fundir o ritmo regional nordestino ao rock and roll, morreu na madrugada deste sábado aos 61 anos de idade. Ele sofria de um câncer na garganta e, segundo amigos, estava na praia de Maracaípe quando passou mal, sendo trazido por uma ambulância para o Hospital Barão de Lucena, onde já chegou sem vida. Ele exercia a função de assessor cultural da Prefeitura de Jaboatão. Sua última apresentação como músico aconteceu no Pátio de São Pedro, no domingo de Carnaval.

Nascido Luiz Augusto Martins Côrtes, Lula tem seu nome marcado na música popular brasileira por dois discos lançados na primeira metade da década de 1970, hoje lendas na internet pelo alto preço cobrados pelos vinis. Em 1972, ele gravou com o hoje cartunista Laílson o LP Satwa, pela Rozemblit. Em 1974, com Zé Ramalho, finalizou o álbum duplo Paêbiru - O Caminho da Montanha do Sol, mas a gravadora pernambucana, atingida por uma grande enchente, só conseguiu salvar poucas cópias, que se tornaram raridades. Ele ainda produziu e fez o desenho da capa de No Sub Reino dos Metazoários (de Marconi Notaro).

Os três trabalhos chegaram a liderar a lista de discos mais vendidos na categoria World Music quando foram lançados em 2008 nos Estados Unidos por uma gravadora independente, a Time-Lag Records. O relançamento em CD de Paêbiru no Brasil fazia parte dos planos de Lula Côrtes, que destacou ao Diario: “Na verdade, o disco não é só meu e de Zé Ramalho, é de toda a galera do movimento underground nordestino da época. Na ficha do Paêbirú, aparecem muitos nomes, como Alceu Valença e Geraldo Azevedo”, afirmou.

Côrtes ainda lançou os discos O Gosto Novo da Vida, Rosa de Sangue, A Mística do Dinheiro, O Pirata, Nordeste, Repente e Canção e Lula Cortes & Má Companhia. Somente este último teve distribuição direta em CD. Além de músico, Lula Côrtes lançou obras de prosa e poesia, como o audiobook O lobo e a lagoa e livros como Hábito ao vício, Rarucorp, Bom era meu irmão, ele morreu, eu não e Amor em preto e branco e se dedicava atualmente às artes plásticas. Em reconhecimento ao seu trabalho literário, a União Brasileira dos Escritores de Pernambuco (UBE/PE) deu-lhe a carteira de sócio efetivo, retroagindo a ano de admissão a 1972, quando o multiartista lançou o Livro das Transformações.

Da sua experiência como assessor de Cultura da Prefeitura de Jaboatão, Lula extraiu matéria para pintar aquarelas retratando o cotidiano dos habitantes do município, seus aspectos ecológicos, o patrimônio materia e imaterial da cidade. Sua meta era chegar a 365 peças. A primeira exposição, com 35 aquarelas, intitulada Fragmentos, foi aberta em setembro do ano passado.

Lula Côrtes sofria de um câncer que começou na garganta há cinco anos, mas se espalhou por outros lugares do corpo. Ele tinha feito quiomio e radioterapia, mas de acordo com amigos próximos, continuava bebendo e fumav quase três carteiras de cigarro por dia. No mês de janeiro ele teve Hepatite C e, em seguida, erisipela, que o deixou ainda mais fragilizado.

Ainda assim, o músico continuava trabalhando. Os últimos shows foram na semana passada - quinta, sexta e sábado - no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Ele e Zé da Flauta fizeram participações especiais no show de Alceu Valença, relembrando a década de 1970.

Na madrugada da terça para a quarta-feira, Côrtes passou mal e foi socorrido para uma UPA em Jaboatão, sendo liberado em seguida. Decidiu então, a convite de uma amiga, continuar o tratamento numa pousada em Maracaípe. "Na última quinta-feira ele teve uma melhora surpreendente, mas na sexta de manhã já amanheceu muito pior. Foi quando entrei em contato com amigos para trazê-lo ao Recife", contou o produtor e amigo, Lulinha. Lula Côrtes deixa seis filhos. O primeiro casamento foi com a cineasta Kátia Mesel.

Texto de José Teles, publicado originalmente no portal Diário de Pernambuco

Fazer o download de Lula Côrtes - O Gosto Novo da Vida (1981).

10 comments:

wagner said...

Lula...descanse em paz.

Me sinto na obrigação de fazer um comentário agradecendo por todos os discos e raridades aqui postadas...sou fã desse Blog desde o ano passado...e já baixei quase tudo que foi postado desde o início do BRNUGGETS....continuem assim, animando os ouvidos dos que gostam de música boa e dos que admiram e engrandecem o trabalho nacional.

Anonymous said...

Homenagem mais do que justa a este grande artista que infelizmente a mídia nunca quis mostrar ao Brasil esse imenso talento.

Élcio - de São Paulo

Anonymous said...

É com muito pezar e tristeza que recebo esta noticia do falecimento do grande e gênio, musico produtor...... de uma epoca tão atual que foi os gloriosos anos 70 que com muita honra pudi conhecer seus trabalhos. e foi e sempre será uma inspiração. para o resto da minha vida o que eu posso dizer e só agradecer. o meu muito obrigado LULA CÔRTES. obrigado por tudo. viva a psicodelia brasileira viva ao udigrudi. Marcelo Azevedo.

Vinícius Paes said...

Morre mais um gênio. Agora sobraram poucos. Descanse no limbo dos malditos, velho, Lula.

marina said...

SImplesmete amei seu blog e ainda mais escutar as canções do poeta e cantor Lula CortÊs daqui do Recife como eu..
massa demais!!!
Olha só, quando vc puder e quiser dá uma passada no meu blog.
Não é assim, uma brastempppppppppppp como o seu, mas é limpinho visse...
haa haa haa
besos Marina

http://kaianagandaya.blogspot.com/

Anonymous said...

curto demais o seu blog, fantastico a ideia de expor esse talento musical brasileiro conhecido por poucos.
me diz uma coisa, vc tem em arquivo aqui alguma coisa dos baiano e os novos caetanos?
parabens mais uma vez!
grande abraço josi

torpedo gratis said...

linda homenagem!

Anonymous said...

Wow!!!Thanksomuch!

Anonymous said...

Super oportunidade, está que você nos dar para experimentar a essência da psicodélia Pernambucana.

Valeu pela homenagem, valeu por Lula...(não é o teu sangue que corre nas minhas veias, mas sim tua essência artística psicodélica, que persiste em meu sentipensar)!

Que esses valores se contagiem em vários, para fazermos a diferença nessa realidade artística tão farsante e vazia

Valeuss..

Maíra

Ariel said...

Lindo, estou até emocionado. Parabens pelo seu blog, que tem me proporcionado uma visão completamente diferente de mundo, de arte e de sociedade, minha geração esta mesmo perdida. Não desanime, seu trabalho é muito importante. Um abraço aqui do Capão Redondo, SP.