Tuesday, December 14, 2010

Grupo Cata Luzes - Viagem Cigana (1983)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Maracujaba
02. Ilhas - Olhos
03. Cheiro da Terra
04. Cantata para os Plebeus
05. Dança dos Vivos
06. Um Direito que Assiste
07. Fardo de Léguas
08. Vida Cigana
09. Destino dos Retirantes
10. Festas da Xica



Até 1970 a música popular sergipana praticamente não existia. Não se produzia discos e ela se limitava a alguns intérpretes dos ritmos ouvidos em todo Brasil à época: boleros, chorinhos e muita música romântica e saudosista.

É no final da década de 70 e início dos anos 80, que começa a surgir um sentimento ufanista em Sergipe em relação à música. Desenvolve-se o conceito de música popular sergipana, que traz a idéia de uma música autêntica de Sergipe.

As décadas de 70 e 80 foram marcadas por grandes Festivais de Música no Brasil, valorizando a música popular brasileira e revelando grandes artistas. Sergipe também acompanhou este movimento, pois, além dos Festivais Nacionais, havia vários outros festivais regionais e estaduais dos quais os artistas participavam. Além disso, Sergipe também teve seus festivais, e um dos primeiros que entraram para a história foi o FMPS - Festival de Música Popular Sergipana, na década de 80, cujo primeiro vencedor foi o grupo Cata Luzes.

Intimista, a música popular sergipana surgiu nos anos 1980. Ufanista, a música produzida optou por temas sempre ligados à cultura, aos aspectos físicos e naturais do Estado, ou simplesmente, à situações ou pessoas do lugar, como pode ser notado em trabalhos do grupo Cata Luzes, além dos cantores Paulo Lobo, Lula Ribeiro e Irineu Fontes.

De acordo com o vocalista, compositor e violonista do grupo, Cláudio Miguel Menezes de Oliveira, o Cata Luzes possuía quatro integrantes, além dele também fazem parte do grupo os músicos: Antônio Amaral (letrista e percussionista), José Amaral (vocalista e percussionista) e Valdefrê (compositor, violonista e vocalista).

Conforme informou, antes do Cata Luzes existir, um grupo de músicos se reuniu para participar de festivais. “Somente em 1982 foi criado o Cata Luzes”, disse, ao acrescentar que a gravação do primeiro disco do grupo ocorreu em 1983, no Rio de Janeiro. Intitulado Viagem Cigana, o LP contou com a participação de Paulo Moura (maestro e arranjador), Jaques Morelenbaum, Joel Nascimento, Túlio Mourão, entre outros músicos.

Cláudio Miguel revelou que o estilo musical do Cata Luzes não é regional. “A única música nossa que tem traço regionalista é a Cheiro da Terra, que é considerado um baião estilizado”, comentou.

Texto adaptado dos sites Portal de Sergipe e Informe Sergipe

Agradecimentos mais do que especiais a Marcelo Azevedo, de Maceió, por me fornecer os arquivos do disco.

Fazer o download de Grupo Cata Luzes - Viagem Cigana (1983).

5 comments:

Consultora Educacional said...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Sparks said...

Hola, New Years greetings from Espana. I wanted to thank you for your informative blog and the hard work you must put in. I don't leave as many comments as I should, buzzing around blog land and all over the web, but I want to take this opportunity to thank you.

I also wanted to inform you that I put to your blog on my blog watch 'Information Inspiration'. It's really a big personal blog roll, but I'm sure some music fans will find it useful; http://information-inspiration1.blogspot.com

Today I launched a new blog 'Rhythm And Groove' which you may want to check out when you have the time; http://rhythmandgroove.blogspot.com/

Una mas, muchas gracias para todo... and wishing you a prosperous 2011.

Sparks

Anonymous said...

Very nice blog! We add you to our friend-list.Will great if you add us.
RUSSIAN-ROCK.COM

Renato Melo said...

PArabens pelo excelente trabalho aqui no blog e obrigado pela otima surpresa pois este disco faz parte da minha juventude (sou Sergipano de Aracaju) e me fez muito alegre pois ja ha muitos anos q nao escuto o meu original (guardado em casa dos meus pais).
Saudacoes e parabens pelo excelente trabalho!!!!

André Teixeira said...

Hoje no Rede Local da Aperipê FM, uma entrevista histórica com o 1grupo Cataluzes. Muitas histórias dos 2 primeiros discos, Viagem Cigana, que completou 30 anos em janeiro deste ano, do Sangue d'Alma, lançado em 2001 e do novíssimo disco, VOLTAR À ALDEIA...

A partir das 21h00 na sua Aperipê FM 104,9 ou pelo site http://www.ideastek.net/aperipefm/. Do grupo, presentes no estúdio, Cláudio Miguel e Oswaldo Gomes. Imperdível! Produção de André Teixeira com o auxílio luxuozíssimo na edição de Thaty Celos