Sunday, September 21, 2008

Mac Rybell - Single (1968)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. The Lantern
02. Shadow


Início dos anos 60. O mundo maravilhava-se ante a revolução artística e cultural que ocorria nesse período. Na música os jovens conquistaram definitivamamente o seu espaço e os Beatles, com suas canções revestidas de energia contagiante, faz o mundo delirar, influenciando uma legião de jovens.

Em Assis, o eco dessa efervescência mundial ressoou e fez um grupo de amigos buscarem a música para manifestarem a sua arte. O conjunto iniciou-se em 1964, com Marinho e Caio, no Colégio Diocesano. Depois juntaram-se a eles Paulo Roberto, Bell e Elionilton.

A criatividade do grupo já se mostra na escolha do nome da banda que, usando as iniciais dos nomes de cada músico, nasceu MAC RYBELL.

Em 1967, o Mac Rybell grava seu primeiro disco, em São Paulo, com os novos integrantes Rodolfo, Chiqueto e Oliver. "Júlia" e "Io non te Lembro" são as músicas mais tocadas.

Em 1968, Mac Rybell apresenta-se na TV Bandeirantes, no programa "Enzo de Almeida Passos". Lá é convidado a tocar na melhor casa noturna de São Paulo: o Urso Branco. Após o sucesso dessa apresentação, a banda é contratada como nova atração da noite paulistana, o que os faz mudarem-se para São Paulo.

Logo Mac Rybell é considerado pelos jornalistas de São Paulo os Beatles brasileiros e em apenas 3 meses de trabalho é festejado como o melhor conjunto da noite paulistana de 1968.

Também em 1968, fruto de uma grande atividade artística e arrojo do grupo, o Mac lança no Brasil um compacto com uma música inédita dos Rolling Stones, "The Lantern", além de uma música de composição prõpria, "Shadow". Esse disco, hoje é disputado internacionalmente por colecionadores.

Ainda em 1968, ano de uma das melhores fases do grupo, Mac Rybell grava um disco com músicas dos Beatles, mas por imposição contratual da gravadora, no LP "Mania de Beatles", o nome da banda saiu como "The Sargeants". Apesar disso, Mac Rybell foi o primeiro conjunto brasileiro a lançar um LP apenas com músicas dos Beatles. Nesse ano entram na banda Yrineu e Daniel.

Em 1969, após enorme sucesso em São Paulo, a banda volta para Assis, contando com o novo integrante Mário Carlos.

Em 1972, após tocar em vários programas de TV de São Paulo, como "O Clube do Bolinha", o Mac Rybell apresenta-se no "Programa Sílvio Santos", exibido então pela Rede Globo, sagrando-se vitorioso da competição. Naquela época, a audiência televisiva era pequena, mas a enorme repercussão desse programa propiciou ao Mac Rybell um enorme mercado de trabalho e confirmou sua posição como uma das melhores bandas do Brasil.

Em 1974, o grupo lança o LP "Mac Rybell", apenas com composições próprias e que tem na música "Meu Sonho" um grande sucesso tocado em muitas rádios até hoje.

As pesquisas musicais e tecnológicas nas criações de novos sons e instrumentos sempre foi o diferencial da banda, o que possibilitou, em 1983, a participação do Mac Rybell na TV Cultura de São Paulo para a gravação da abertura de "Assim Falou Zaratrusta", que permanece até hoje como uma das marcas desse vanguardismo.

Texto adaptado de uma Revista de comemoração aos 100 Anos de Assis.

Fazer o download de Mac Rybell - Single (1968).

15 comments:

IR e L a IXI said...

Thank you! also thank you for introducing me to mudulo 1000, great band. Mind if i make a request for any Os Brasas!

Anonymous said...

ô "fpracoli", e o disco da Gal, aquele psicodélico,com A Bolha, o "Cinema Olympia"?
Bom demais o site!
abraço

Anonymous said...

Maravilhoso, pena que nao durou. Deveriam ter lancado um album, ameiiii!!!

fperacoli said...

na verdade, eles lancaram um disco em 74, sobre o qual nao tenho muita informacao...

Anonymous said...

Verkilich Gut ist Da!!!
Gostei de verdade. Qdo vc tiver mais informações do álbum, não esqueça de avisar.
Bjo.

Anonymous said...

Cacildis! Muito foda! Esse cover dos Stones, porra, não imaginava que uma 'banda desconhecida' poderia fazer uma maravilha dessas! Até porque regravar alguma faixa do Their Satanic Majesties Request não é pra qualquer um mesmo! Não nessa qualidade.

E a faixa de autoria deles, muito boa. Se alguém souber a letra toda, coloca aí.
Valeu, Fperacoli, pelos posts!

Anonymous said...

Bom!

Mateus Paul said...

Incrível mesmo.
O mais incrível é estar estudando em Assis há 5 anos e, desconhecer, que uma das 'ilustres' bandas brasileiras no 60s é daqui, ainda mais sendo um obcecado pelos sons do anos sessenta!
Tentarei entrar em contato com os integrantes da banda, que ainda estiverem vivos e/ou morando por aqui...

Anonymous said...

Eu tenho este CS mas, com uma capa simples, este CS foi comprado em 1968. Esta Banda foi muito boa, desde aquela época Eu acompanho Eles!!!

SOBRE TODAS AS COISAS said...

Cara, o ce faz eh um serviço de utilidade publica hehehe. valeu mesmo por postar esses compactos... baixei tds...

Anonymous said...

Conheci o Marinho faz uns 8 ou 9 anos... gente finíssima! Ele apareceu no programa do Jô de ontem... ri um montão das histórias que ele contou! http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM919677-7822-MEDICO+MARIO+MONTEIRO+JA+FEZ+DE+TUDO+UM+POUCO,00.html

fperacoli said...

Daniel,

Infelizmente eh norma desse blog aqui nao postar discos que estao em catalogo em CD aqui no Brasil. Sendo assim, voce podera encontrar esse CD da Gal nas melhores casas do ramo... ;-)

fperacoli said...

Man,

I've posted os Brasas here:

http://brnuggets.blogspot.com/2007/10/os-brasas-os-brasas-1968.html

♦ Agnicolau ♦ said...

Excelente! Um Excelente compacto. Ouço direto agora; minha companheira, nascida em 1987 também adora o trabalho. Tem uma entrevista no Jô em que o próprio fica babando - tal a qualidade da música / gravação - depois de fazer a zoação de sempre com o convidado.

Grato. (E também agradeço pelo bom gosto da própria banda. E agora tem aqui o de 74... Valeu.)

Werner said...

Muito triste, o guitarrista do Mac Rybell, o Bell teve AVC, e agora foi colocado em um Asilo em Assis SP.