Tuesday, July 01, 2008

Nairê - Nairê (1974)




DOWNLOAD!


Faixas:
01 - 15 Anos (participação vocal - Paulinho Tapajós)
02 - O Menestrel das Cabras
03 - Um Dia Azul de Abril
04 - Companheiro
05 - Bendito Seja
06 - Ave Maria
07 - Chá de Jasmim
08 - Donzela
09 - Paz de Penedo
10 - Passeio Público
11 - A Vida é Agora
12 - Duas Irmãs (participação vocal- Paulinho Tapajós)
13 - Feliz Feliz



Afinal aconteceu a primeira revelação do ano. Ele se chama Naire, simplesmente, e está chegando num excelente lp da RGE (303.023, março/74), que infelizmente esqueceu de distribuir um press-release para informar quem é o moço, de onde veio, o que pensa. Mas o que afinal não diminui o impacto de sua estréia. Produzido por J. Shapiro, com direção artística de Toninho Paladino e arranjos de Luiz Cláudio Ramos, Naire gravou este seu primeiro disco nos estúdios da CBS, na GB, com a participação de um grupo de bons músicos: Antonio Adolfo, Mamão, Chacal, Chiquinho, Alexandre, Luiz Claudio, Chiquinho do Acordeon, Batô, Laudir, Fernando Leporace, Pascoal e Franklim (flauta).

O repertório não poderia ser melhor: Naire abre com uma das músicas que consideramos das melhores de 73 "15 anos", que compôs" em parceria com Paulinho Tapajós e que na Phono - 73 foi defendida por Nara Leão. Uma letra sensível e inteligente, que se apropriou perfeitamente a Nara Leão, que dela nos falou de entusiasmo quando aqui esteve no ano passado. Paulinho Tapajós é aliás o grande amigo e parceiro e de Naire, participando inclusive de duas faixas: "Duas Irmãs" e "Quinze Anos". Juntos fizeram para este lp as faixas "menestral das Cabras" (com um leve toque de Zé Rodrix e seu rock rural), "Um dia Azul de Abril" e, "Bendito Seja", "A Donzela", "Paz de Penedo", "Duas Irmãs" e "Feliz Feliz". Com Tiberio Gaspar, Naire compôs "Companheiro", Chá de Jasmimn" e "Passeio Público". Exclusivamente sua é "A Vida é Agora". E o inspirado "Ave Maria" de Roberto Menescal-Paulinho Tapajós é a única faixa que não teve sua participação como autor.

Voz suave, personalíssima, arranjos agradáveis e sobretudo o bom gosto dos arranjos e competência dos músicos escolhidos para acompanhá-lo nas 13 faixas deste lp digno, honesto e sensível. Anotem o nome de NAIRE. Ou melhor: comprem o seu disco. Vale os Cr$ 32,00 que custa.

Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente Jornal Estado do Paraná em 05/05/1974.

Fazer o download de Nairê - Nairê (1974).

7 comments:

Canario said...

iae parceiro?? blz??
vamos fazer troca de links dos blogs...
www.netosdesalim.blogspot.com
muito bom teu blog...
sucesso.!

Likedeeler said...

Graças (por) um grande álbum! Tenho acompanhado o seu blog (durante) um par de anos que passaram, e as músicas que você oferece é fantástico.

Apenas uma coisa:
durante todo o tempo, eu só baixaram duas ou três peças, porque a qualidade (fue) sempre muito baixos. (Llámame) um snob,
mas dá-me dor de ouvir abaixo de 256 o 320 kbit/s. O melhor da música, maior a dor ;].

E estou feliz por ver que você tenha mudado para um serviço de hospedagem de arquivos que permite mais de 70 MB por arquivo.
Continuem indo! E (codifica) seus registros em melhor qualidade com mais freqüência! Seria grande. Utilizar o codificador lame (que es el mejor). Se tamanho do ficheiro é um problema, tente 128-320 VBR! Ele faz essa diferença de ter mais dados. E manter-se o grande trabalho!

Melhores votos de Berlim

(Perdona la traducción automática, pero en realidad sólo hablo castellano...)

Anonymous said...

Cara!! Ha tempos eu vinha procurando musicas do Naire na net. Bom, eu o conheci pessoalmente la pelos idos de 74, ele era amigo de um cara que morava comigo numa republica no Rio, estava eu no ultimo ano da faculdade. E, caso interesse ao pessoal, ele é goiano, tal como meu colega de republica. E tinha uma musica que tocava muito na saudosa radio Mundial - 860, que se não me engano era Companheiro, pelo que me recordo aqui ouvindo esse disco.
Obrigado e parabés pelas postagens.
Braz

Flabbergast said...

TENHO ESTE DISCO!! Encontrei nos sebos e não tinha informação nenhum. Muito bom encontrar isso aqui!

Anonymous said...

Naire , porra perfeitoo !!!

Anonymous said...

Muito interesssssante meu amigo! Obrigado pela oportunidade para conhecer isto que temos de cultura....

Rafaé said...

Baixei e volto pra dizer que esse disco é muito bom!!!!!!!!! Vale muito a pena baixá-lo...