Wednesday, September 26, 2007

Os Canibais - Os Canibais (1968)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. O Prego (Love me, Kiss me)
02. Felizes Juntinhos (Happy Together)
03. Lindo Sonho
04. Um Milagre Aconteceu (Magic Potion)
05. Garota Teimosa (Time Won't Let me)
06. Quase Fico Nu (Everything You Do)
07. Ao Meu Amor
08. A Praça
09. Descubram Onde Meu Bem Está (Wonder Where my Baby is Tonight)
10. Se Você Quer (See me Back)
11. Nosso Romance



Comparados aos seus similares dos anos 60 que permaneceram ativos até hoje, o grupo OS CANIBAIS teve uma brilhante carreira meteórica, que resultou em vários discos, hits nas paradas de sucessos, apresentações nos principais programas de rádio e TV e a liderança nos principais circuitos de festas e bailes da época.

Tudo começou por volta do final de 1964 no pátio do Colégio Estadual Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro, região onde moravam os componentes da sua primeira formação. Seguindo a onda daquela geração, Aramis Barros e seus amigos de turma, tentavam formar um grupo vocal cantando nos intervalos das aulas quando sempre ficavam cercados pelos demais amigos. Além disso nos finais de semana o Aramis também sempre percorria o trajeto da sua casa no centro que viria a ser a futura sede dos Canibais até as proximidades da Praça da Bandeira para assistir aos ensaios do conjunto The Blue Boys (mais tarde Os Abutres) que foi o primeiro grupo do Sergio Ferraz, colega de colégio e futuro guitarrista solo dos Canibais.

Enquanto isso, o Max Pierre que estudava no mesmo lugar, também estava formando um grupo na Tijuca com amigos de seus parentes ali residentes.

O encontro pessoal e de idéias entre o Aramis (guitarra e voz) e o Max (então lider vocal) no pátio do Souza Aguiar foi inevitável. Os dois começaram a se apresentar com o pessoal da Tijuca em casa de parentes, clubes e igrejas próximos da região (Orfeao Portugal, Igreja do Menino Rei, etc.).


Mais tarde, numa conversa ao telefone, o Max e o Aramis dicionário em mãos, primeiro trocaram o nome para The Cannibals e imediatamente, para ficar diferente da maioria dos nomes em inglês dos grupos da época (The Fevers, The Jordans, The Clevers, The Jet Blacks, Renato e Seus Blue Caps...), levaram aos demais a idéia do nome em português que ficaria definitivamente: OS CANIBAIS.

Logo a seguir, em maio de 65, veio o primeiro convite para atuar no programa "Clube das Garotas" com a apresentação de Sarita Campos, aos sábados nos estúdios da Rua Von Martius da recém inaugurada TV Globo no Jardim Botânico, onde além de fazer os seus próprios números, ainda acompanhavam todos os artistas jovens que ali se apresentavam, o que lhes valeu um grande desenvolvimento musical e o primeiro contato com o Primo do Primo Trio produtor da Musidisc, através do Ary Carvalhaes na ocasião baixista que ali se apresentava com o grupo do pianista Chaim, para um teste na Musidisc que acabou não dando em nada.

Ainda neste ano, com a saída do Wagner, o Sergio Ferraz entraria definitivamente para assumir a guitarra solo e o Elydio passaria para o baixo. Com esta formação, além de muitos shows pela cidade, começaram a se apresentar também em diversos programas de rádio, entre eles o programa Roberto Moreno pela Radio Tupi que era apresentado ao vivo do cinema Império na Cinelândia e no programa "Raimundo Nobre de Almeida" aos domingos na Rádio Difusora de Caxias.

Foi no programa do Roberto Moreno porém que Os Canibais receberam o convite para gravar pela Mocambo o seu primeiro compacto simples (CS): Eu Não Me Enganei (We Can Work It Out) e Para o Meu Bem (Ticket to Ride) e o convite para se apresentar no programa "A Festa do Bolinha" do Jair de Taumaturgo, através do conjunto The Fevers, que gratos pela cessão do nosso equipamento num dos referidos programas do Roberto Moreno, fizeram a "ponte" com o Jair de Taumaturgo...(obrigado The Fevers, obrigado Jair!!!), e onde se firmariam como o conjunto fixo deste programa e do José Messias, ambos na TV Rio, durante bastante tempo, acompanhando também todos os artistas da Jovem Guarda.

Nesta ocasião, já empenhados com os compromissos quase diários e nas turnés de shows no circuito da Jovem Guarda, o grupo OS CANIBAIS se viu ante a necessidade de mais um componente para executar órgão e piano nas suas apresentações. Foi então que a cantora Denise Barreto trouxe o Horacio, que além de ótimo tecladista, ainda era um cantor excepcional (obrigado Denise!!!).

A partir daí, com a ajuda do Jacintho, irmão do José Messias e produtor daqueles programas da TV Rio, OS CANIBAIS passou a se destacar pela extraordinária mudança no repertório que apresentou de forma diferenciada, trazendo pela primeira vez para o público, sempre em primeira mão, a novidade da fidelidade dos covers das grandes bandas internacionais como Beatles, Rolling Stones, Bee Gees, Byrds, Hollies, Gerry And The Pacemakers, Monkeys, Herman Hermits, Bread, The Dave Clark Five, Animals, etc., ídolos em potencial daquela geração, em apresentaçoes antológicas ao vivo e nos principais programas de rádio e TV como "A Festa do Bolinha" de Jair de Taumaturgo, "Programa José Messias", "Rio Hit Parade", "A Grande Parada", "A Discoteca do Chacrinha", "Tvfone" de Luiz de Carvalho, que lançaram todos os grandes artistas do movimento da Jovem Guarda, bem como do histórico programa "Jovem Guarda" do Roberto Carlos e todos os demais principais programas de paradas de sucesso, líderes de audiencia dos anos 60/70.

O conjunto OS CANIBAIS inovou também por ser o primeiro grupo brasileiro de pop-rock a se apresentar ao vivo com orquestra (Severino Araújo) em 1966 na TV Rio, (quando o sistema de "play-backs" ainda era prematuro) a música "Gina", sugestão do José Messias, (CS: Gina/Sou Canibal da Mocambo) do Festival Internacional da Canção, que vendeu mais de 100.000 cópias e permaneceu nos primeiros lugares das paradas em todos os meios de comunicação do Brasil por vários meses (mil vezes para sempre obrigado José Messias!!!).

Seguiram-se a este hit, mais duas novas faixas do seu primeiro LP também pela Mocambo: "Garota Teimosa" (versão de "Time Won’t Let Me", sucesso do grupo Out Siders) e "O Prego".

Após a saída do Horacio para a sua carreira solo, o novo tecladista convidado foi o Roosevelt, também aluno do mesmo Colégio Souza Aguiar, e logo a seguir com a saída do Sergio Ferraz, seguiram-se na guitarra solo o Zeca (ex - Five Lovers) e o Fernandinho que ficaria até por volta de 72.

Com a formação Aramis/ Elydio/ Max/ Roosevelt e Fernandinho, OS CANIBAIS agora já dominando o circuito de bailes no Rio ainda emplacariam também um compacto com as canções "Lá,Lá,Lá" do Festival Eurovision e "Pense Só Em Mim" , sob a produção de Joao Araújo ainda pela Mocambo e "Reencontro/ Voce Não Vai" do compacto sob a produção de Mariozinho Rocha pela Musidisc, ambas também com grande orquestra em estúdio e ao vivo em suas apresentações em grandes programas no horário nobre de TV.

Em 1969 porém, depois do Festival de Woodstock, sentindo as grandes mudanças nos arranjos e letras da nova cara do pop-rock e da MPB (agora eletrificada) no Brasil, OS CANIBAIS ainda fizeram mais um LP sob o pseudônimo de BANGO pela Musidisc, que só viria a ser lançado no ano seguinte mas sem grande repercussão na época devido a uma grande crise por que passou a gravadora que acabou sendo distribuída pela Padrao Distribuição de Fonogramas em 1970. Hoje este Cd pirata é encontrado numa forma "cult", em sites na Inglaterra e da Alemanha como uma "banda brasileira de música psicodélica comparáveis aos Mutantes".

Em 1974 OS CANIBAIS já com a nova e definitiva formação desde 72: Aramis/ Elydio/ Max/ Roosevelt e Mauro no lugar do Fernandinho, ainda lançaram mais um CS: "Hoje Amanha/ Cançao de Um Homem na Estrada" pela Musidisc.

Após a passagem deste "furacão", seus componentes entraram em estado de "hibernação", mas permaneceram ligados e ativos musicalmente até hoje no cenário artístico musical do mercado de discos, para agora voltarem a se reunir renovados e turbinados com o sangue novo de uma nova geração ávida pela curiosidade da qualidade das músicas das bandas dos anos 60/70, inclusive com a participação de seus filhos, aliada a essa incrível experiência, vivida pelos seus componentes originais.

Texto extraído do Site oficial da banda.

Fazer o download de Os Canibais - Os Canibais (1968).

Wednesday, September 19, 2007

Os Abutres - Os Abutres Atacam... (1968)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. O Sapato
02. O Caderninho
03. Não Sou Bobo
04. Sem Dinheiro
05. Mr. Lobo
06. Estou Naquela
07. Dê com Força... prá Frente
08. Fora da Onda
09. A Lua
10. Nunca Nunca
11. Foi Você
12. Meu Amor me Deixou



A banda Os Abutres agitou a cena carioca nos anos sessenta. Fez parte da leva de bandas que dividiu a carreira entre palcos dos clubes e programas de rádio e televisão. Os Abutres eram os irmãos Nando (guitarra), Lobo (guitarra) e Tuna (bateria), mais Careca (vocalista) e Chico (baixista). Gravaram um LP pela gravadora Codil, que trazia o hit "De com força pra frente". O grupo dispersou-se após quatro anos de carreira, com seus integrantes seguindo outras profissões.


Texto de Fernando Rosa, publicado no site Senhor F.


Fazer o download de Os Abutres - Os Abutres Atacam... (1968).

Monday, September 03, 2007

Luizinho & Seus Dinamites - Choque que Queima (1964)




DOWNLOAD!


Faixas:
01 Dinamite
02 Choque que Queima
03 Ventures twist
04 Eu Vou à Lua
05 As Estações
06 Apache
07 A Raposa e o Corvo
08 Carango Twist
09 Bongo Blues
10 Uma Voz na Solidão
11 Lâmpada do Amor
12 Guitar Twist



Grupo carioca liderado por Luizinho, que, nos anos cinqüenta, já havia formado o Blue Jeans Rockers, grupo de rock and roll clássico, que animou as festas do Colégio Militar da então capital da República. O grupo era formado por Luizinho (guitarra e vocalista), Jair (guitarra base), José Antônio (baixo) e Carlinhos (bateria) e Euclides - que também tocou com The Pop's - um dos melhores e mais importantes guitarristas da história do rock brasileiro. Espécie de transição entre o rock instrumental, a era Beatles e a Jovem Guarda, eles deixaram um grande disco - Choque que Queima (reeditado em vinil pela Bruno Discos) - contendo clássicos como a faixa título, Dinamite e Carango Twist. Luizinho morreu em meados dos anos noventa, deixando a lenda de ter sido um dos precurssores do rock nacional, sem o devido reconhecimento.


Texto de Fernando Rosa, publicado no site Senhor F.


Fazer o download de Luizinho & Seus Dinamites - Choque que Queima (1967).