Monday, September 27, 2010

Tom Zé - Tom Zé (1970)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Lá Vem a Onda
02. Guindaste a Rigor
03. Distância
04. Dulcinéia Popular Brasileira
05. Qualquer Bobagem
06. O Riso e a Faca
07. Jimmy, Renda-se
08. Me Dá, Me Dê, Me Diz
09. Passageiro
10. Escolinha de Robô
11. Jeitinho Dela
12. A Gravata



Quando a onda musical baiana que invadiu o sul brasileiro na décade de sessenta aportou em Sâo Paulo, trazia em sua crista o cidadão Antonio José Santana Martins, que a cidade, o Brasil e - tempos depois - países além fronteiras conheceriam como Tom Zé.

Músico e compositor de gabarito, Tom não se rendeu ao sucesso fácil e se manteve fiel ao estilo e à filosofia musical que escolheu para sua carreira. Foi dos baianos o que mais se identificou com São Paulo, onde passou a viver e nem seu recente sucesso norta-americano, suas canções ganhando postos cada vez mais altos nos hit-parades das revistas especializadas dos Estados Unidos, fizeram com que deixasse a cidade para a qual compôs um de seus mais bonitos hinos, o "Sao Paulo, Meu Amor", primeiro lugar do Festival da Record de 1968.

Este CD é o retrato remasterizado de Tom Zé naqueles momentos. O LP gravado na RGE entre 1969 e 1970 - com especial destaque pra JEITINHO DELA, o primeiro sucesso de publico, de execução e vendagem do compositor - mostra a que viera Antonio Jose. Já um agudo observador de costumes e modismos, um pesquisador de novas ideias musicais, um professor de composição da Sofistí-Balacobaco (muito som e pouco papo), que fez de seus alunos parcelros em algumas falxas e lnspiradores em outras. Justo citar anos depois que Elio Manoel, Aderson Benvlndo, Ricardo Silva e Ciumara Catto, são eles.

Está aí o Tom Zé, recém-chegadinho da Bahia. Irmão quase gêmeo do Tom Zé, respeitado e aplaudido hoje nas Nova Iorgue da vida.

Texto de Arley Pereira, publicado originalmente no encarte do CD, hoje esgotado.

Fazer o download de Tom Zé - Tom Zé (1970).

4 comments:

Big Dick Vigarista said...

Um álbum que ainda preciso sacar melhor. Mas de cara, não posso negar a qualidade impecável de Lá Vem a Onda e Jeitinho Dela (com Os Novos Bahianos, digno de nota), além de Jimmy Renda-Se.

Abraço, ótimo blog.

Anonymous said...

caro amigo fabio o link

Jorge Ben - Negro é Lindo (1971)

ta vencido um abraço!

pEdrooo said...

bahhhhh
tom zé meu velho , seu albuns mais antigos mais belos, e esse tambem é muito bom...
vai ter tom zé no psicodalia !!
muito bom valeu pelo post, e parabens pelo seu trabalho do blog.

Anonymous said...

Gostaria de saber mais sobre esta coleção Prestigio. Eu procurei por outros volumes, encontrei de Geraldo Vandré, Agostinho dos santos. Alguém saberia dizer a lista completa?