Monday, September 27, 2010
Tom Zé - Tom Zé (1970)
DOWNLOAD!
Faixas:
01. Lá Vem a Onda
02. Guindaste a Rigor
03. Distância
04. Dulcinéia Popular Brasileira
05. Qualquer Bobagem
06. O Riso e a Faca
07. Jimmy, Renda-se
08. Me Dá, Me Dê, Me Diz
09. Passageiro
10. Escolinha de Robô
11. Jeitinho Dela
12. A Gravata
Quando a onda musical baiana que invadiu o sul brasileiro na décade de sessenta aportou em Sâo Paulo, trazia em sua crista o cidadão Antonio José Santana Martins, que a cidade, o Brasil e - tempos depois - países além fronteiras conheceriam como Tom Zé.
Músico e compositor de gabarito, Tom não se rendeu ao sucesso fácil e se manteve fiel ao estilo e à filosofia musical que escolheu para sua carreira. Foi dos baianos o que mais se identificou com São Paulo, onde passou a viver e nem seu recente sucesso norta-americano, suas canções ganhando postos cada vez mais altos nos hit-parades das revistas especializadas dos Estados Unidos, fizeram com que deixasse a cidade para a qual compôs um de seus mais bonitos hinos, o "Sao Paulo, Meu Amor", primeiro lugar do Festival da Record de 1968.
Este CD é o retrato remasterizado de Tom Zé naqueles momentos. O LP gravado na RGE entre 1969 e 1970 - com especial destaque pra JEITINHO DELA, o primeiro sucesso de publico, de execução e vendagem do compositor - mostra a que viera Antonio Jose. Já um agudo observador de costumes e modismos, um pesquisador de novas ideias musicais, um professor de composição da Sofistí-Balacobaco (muito som e pouco papo), que fez de seus alunos parcelros em algumas falxas e lnspiradores em outras. Justo citar anos depois que Elio Manoel, Aderson Benvlndo, Ricardo Silva e Ciumara Catto, são eles.
Está aí o Tom Zé, recém-chegadinho da Bahia. Irmão quase gêmeo do Tom Zé, respeitado e aplaudido hoje nas Nova Iorgue da vida.
Texto de Arley Pereira, publicado originalmente no encarte do CD, hoje esgotado.
Fazer o download de Tom Zé - Tom Zé (1970).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Um álbum que ainda preciso sacar melhor. Mas de cara, não posso negar a qualidade impecável de Lá Vem a Onda e Jeitinho Dela (com Os Novos Bahianos, digno de nota), além de Jimmy Renda-Se.
Abraço, ótimo blog.
caro amigo fabio o link
Jorge Ben - Negro é Lindo (1971)
ta vencido um abraço!
bahhhhh
tom zé meu velho , seu albuns mais antigos mais belos, e esse tambem é muito bom...
vai ter tom zé no psicodalia !!
muito bom valeu pelo post, e parabens pelo seu trabalho do blog.
Gostaria de saber mais sobre esta coleção Prestigio. Eu procurei por outros volumes, encontrei de Geraldo Vandré, Agostinho dos santos. Alguém saberia dizer a lista completa?
Post a Comment