Wednesday, April 05, 2006

Bango - Bango (1971)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Inferno no Mundo
02. Mas Senti
03. Rollin' Like a Boat
04. Motor Maravilha
05. Marta, Zeca, o Prefeito, o Padre, o Doutor e Eu
06. Rock Dream
07. Geninha
08. Only
09. Vou Caminhar
10. Ode to Billy



O grupo Bango gravou apenas um disco, no início dos anos setenta, para logo em seguida dissolver-se. Integravam o Bango os músicos Fernandinho (guitarra solo), Elydio (baixo), Roosevelt (piano e orgão), Max (bateria) e Aramis (guitarra, violão e vocais), egressos dos Canibais. O disco do Bango foi originalmente lançado pela gravadora brasileira Musidisc.

O som da banda é um mix de Mutantes, hard rock e progressivo, com forte presença de fuzz-guitars, teclados (órgão, especialmente) e vocais em português e inglês. Com qualidade internacional, o disco contém um variado repertório, com rock pesado, rock rural à la '2001', dos já citados Mutantes, e canções pop.

Os destaques do disco são as faixas ‘Inferno no Mundo’ (fuzz-guitars no talo), ‘Rolling Like a Boat’ (um rock & boogie, com tecladinhos garageiros), ‘Motor Maravilha’ (a mais forte influência dos irmãos Baptista) e ‘Rock Dream’ (hard pesadão, com vocais agudos e berrados). Na última faixa, ‘Ode To Billy’, um solo de bateria toma um bom tempo da música e do disco.

Inédito em CD no Brasil, o disco foi relançando em vinil na Alemanha, pelo selo Shadocks, com sede em Berlim.

Texto de Fernando Rosa, publicado no site Senhor F.


Este é um capítulo especial na nossa carreira. Nesta época, depois dos grandes festivais como Woodstock o cenário do pop-rock virou do avesso!

Nós estávamos em estúdio começando a gravar mais um Lp dos Canibais, quando notamos que as coisas que estávamos gravando já não estavam mais batendo com o que o nosso público esperava, tendo em vista o repertório que estávamos apresentando em nossos shows, e o que estava rolando então na mídia em geral.

Já estavam acontecendo lá fora Jimi Hendrix, Janis Joplin, Humple Pie, a ópera-Rock Tommy, Crosby Stills Nash & Young, Black Sabath, Led Zeppelin, Emerson Lake and Palmer, Yes!! Nossa cabeça havia mudado, mas o mercado ainda não...

Bandas como Mutantes, Som Imaginário, Som Nosso de Cada Dia, O Terço, Liverpool Sound, A Bolha etc, já estavam em evidência e nós estávamos evidentemente transmutando também. Daí veio a sugestão do Nilo Sergio, presidente da Musidisc, de tentarmos uma mudança radical no nome e na aparência da banda. Daí a BANGO.

Nos fechamos no mesmo estúdio da Musidisc pesquisando, compondo e criando uma nova sonoridade que fosse mais condizente com tudo o que estava rolando e finalizamos escolhendo estas dez faixas, todas de nossa autoria, que ia de um rock pesado até coisas românticas, com era normal na ocasião. Desta vez, devido á necessidade de dobras de instrumentos e vocais, gravamos com mais do que os quatro canais originais usando o recurso de redução de canais para livrar as pistas para as novas gravações.

O resultado foi excelente como gravação, interpretação e arranjos, mas comercialmente não alcançou a nossa expectativa e só recentemente se tornou reconhecido como uma raridade "cult" do rock "psicodélico" brasileiro a partir de uma reportagem do Fernando Rosa para a revista Bizz. Hoje este trabalho é vendido em sites da Alemanha, Itália e Inglaterra, consta em diversos livros de raridades mundiais e tem a admiração de grande parcela da nova geração.

A capa de autoria do Luiz Peçanha, traz uma arte feita em cima de fotos nossas que exprime exatamente o espírito do rock que imprimimos a este trabalho.

Nesta gravação já contávamos com instrumentos e equipamentos importados.

Fernadinho usou uma guitarra Fender 61, amps Super Tremendão e Fender , distorcedor e Wah-wah Hoffner. O Elydio usava um baixo Hoffner com amps Super Thunder Sound e Fender, O Roosevelt usou órgão Hammond B3 com caixa Leslie e piano acústico meia cauda, Aramis, lead vocal, usava violão acústico folk Del Vecchio e guitarra Super Sonic Giannini e amp True Reverber e o Max, uma bateria Premier comprada do Johnny, antigo baterista da Bolha.

Nesta ocasião fomos chamados pela TV Globo, através do Ronaldo Curi, para nos apresentarmos na Festa das Olimpíadas do Exército realizada no Minas Tênis Clube em Belo Horizonte, ao lado de bandas como Mutantes e Liverpool Sound. Este programa foi gravado e transmitido posteriormente para todo o país.

Destaque especial para dois shows que fizemos no Rio, com a banda internacional Christie (Yellow River) no Bonsucesso F. Clube e Esporte Clube Mackenzie.

Texto de Aramis Barros, extraído do site oficial da banda Os Canibais.

Fazer o download de Bango - Bango (1971).

27 comments:

Anonymous said...

esse disco do bango é realmente otimo, são os mesmo integrantes dos canibais! se nao me engano esse disco foi relançado na europa, em vinil! lá essa nossa cultura sessentista esta sendo mto valorizada! tardiamente, mas antes tarde do que nunca! a exposição show da tropicalia que esta acontecendo em londres é a prova real disso. e eu aqui sonhando em ver algum dia Lanny Gordin tocando junto com Gal Costa novamente... e isso acontece lá no cú judas! foda!

Anonymous said...

Very GOOD!!!
Thank you!

Anonymous said...

Excelentes posts.
Estou procurando por uma banda brasileira dos 70 chamada HYDRA. Conhecem????
Oilton...

Denis said...

Pôxa que prazer descobrir este espaço, no words! Parabéns!!! Estarei sempre por aqui pra sanar minha 'total' ignorância do nosso prog... Valeu.
Htpp//www.oaluado.blogspot.com

Anonymous said...

muito boa a iniciativa!
por acaso vc pretende postar algum dia A Misteriosa Luta do Reino de Parassempre Contra o Império de Nuncamais, do Ronnie Von??
tenho uma enorme vontade de ouvir esse disco e não acho em lugar nenhum!

Anonymous said...

Nossa musica (Rock) não é valorizada no exterior, é apenas considerada exotica para colecionadores porque ROCK de verdade feito no Brasil só o Modulo 1000 fez algo que presta... mas para alguns cabações tem alguns cabeludos na capa ou uma musiquinha com uma guitarrinha de churrascaria é rock nacional!!

Tem um blog de um gringo que postou este Bango em 256Kbit/s com capa frente e verso o endereço é :
http://musicforthenations.blogspot.com

Anonymous said...

Simplesmente sensacional, pode facilmente ser considerado o melhor disco do rock nacional de todos os tempos, e figuraria facilmente entre os melhores do mundo caso fosse ingles ou americano.

Anonymous said...

A melhor faixa do disco pra mim eh only. rock progressivo de primeira.

Anonymous said...

não achei o e-mail do cara do blog, então vai aqui mesmo! se acharem bom, postem de verdade!
Abraços!
Daniel
http://rapidshare.de/files/17700607/S_rgio_Sampaio.rar.html

Anonymous said...

Me chamo Raimundo...
O Blog é de se bater palmas durante minutos pela valorização da música brasileira, muitas vezes apenas valorizada no exterior... Parabéns... Vamos ao que interessa... Vocês têm alguma coisa da Bixo da Seda? O disco pedido pela Marina acima, do Ronnie Von, também procuro e não encontro.
Abraço

Anonymous said...

Vocês tem alguma coisa do Bixo da Seda?
E Ronnie Von?

Anonymous said...

Quanta coisa boa enterrada e esquecida ... ignorada por muitos.
Já que alguns fizeram pedidos, vou arriscar o meu tbm! 1- carlos thiago ( o zé geraldo gracou uma música dele. 2 - ednardo e pessoal do ceará.

Anonymous said...

grande companheiro, antes de mais nada quero parabenizá-lo pelo excelente blog e os posts maravilhosos que vc tem feito. Fantásticas as contribuições!
Mas devo alertá-lo de que só estou podendo baixar pelo rapidshare. Corre um boato de que o turboupload, através de uma advertise está instalando um virus em formato .wmf nos pcs. Pela quantidade de pessoas comentando isso, levou-me a suspeitar que tal coisa fosse realmente verdade. Resolvi fazer um teste, e realmente meu antívirus detectou algo. Não sei as consequencias que o tal vírus traz(e muito menos quero saber). De qualquer modo, dê uma olhada nesse link e tire suas conclusões:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5819492&tid=2457761734108586163&start=1
mais uma vez grato pelos excelentes albuns!

Luiz

Anonymous said...

Grande Covarde é o q vc é, que além de apresentar uma opinião tosca e digna de pena, não tem a mínima coragem de colocar seu nome. Seu estúpido!!! Quanto ao blog devo dizer que realmente faltava uma inciativa dessas. nenhum destes posts deixam a desejar. Bom... quase. Na época, nosso país tinha suas limitações tecnológicas, mas devo admitir que eles tiraram "leite de pedra" pra fazerem o q fizeram. Depois de um grandioso esforço, nem o reconhecimento merecido receberam. Foi necessário que décadas depois tivessemos que redescobrir uma música tão surpreendente. Isso tudo graças a iniciativa de pessoas como vc, fperacoli. Sucesso em seu blog, continue assim. E não se importe com pessoas de pensamento tão limitado como o nosso colega acima.

Luiz Tavares

fperacoli said...

AVISO:

Independentemente de partilhar ou não das idéias expressas por X ou Y, EXCLUIREI sumariamente os posts que contiverem palavras ofensivas.

Anonymous said...

porra mano saca só que blog fodaço:

http://musicforthenations.blogspot.com

Anonymous said...

grande iniciativa....parabens!....aguardando novos posts.....

fperacoli said...

Marina,

ainda vou postar o "parasempre" direitinho por aqui. Enquanto isso não acontece, dê uma olhada em

http://aisporecords.zip.net/arch2005-11-27_2005-12-03.html

Lá tem os 3 discos da fase psicodélica do Ronnie Von.

Anonymous said...

Cara muito bom, pra quem gosta de Mutantes um prato cheio. Valeu cara, se puder colocar mais coisas no Mega Upload e Br Load, agradeço.

Miss F said...

what a fabulous album.... love it! thanks a lot for sharing this....what a gem!

Anonymous said...

Força Sempre!
Parabéns pelo Blog que deveria ser um site, ou um portal do Rock Nacional.
Eu cheguei até seu blog depois que conheci a banda Bacamarte por acaso na internet. Daí eu saí pesquisando sobre outras bandas nacionais da mesma época e agora me sinto perdido, enganado. Por que o Sistema nunca me disse que existiu bandas tão boas no meu país? E por que nos empurram funk e axé guela a baixo?
Parabéns! Não pare nunca!

Eduardo, Barra Mansa/RJ

Anonymous said...

Fico imaginando esse programa gravado pela globo...

Anonymous said...

CARA ESSE BLOG E DU CARALHO !! E IMPOSSIVEL NAO CURTIR ESSAS PEROLAS E NAO TOMAR UM UMAS GARRAFAS DE VINHO!!!! SENSACIONAL!!!!!

Anonymous said...

Só faltou o distinto cavalheiro do site, representante da banda, informar o porquê acabaram ????

Não dá para entender como que acabaram e como tem gente babaca dizendo que o Rock'in Roll é só a turma dos anos 80...

Abraços !!

Paulinho Meira

Unknown said...

Conferindo essa pepita perdida.

kaneovam said...

... hoje tenho o prazer de ouvir o som criativo desta década chamada 70 que daudades

kaneovam said...

... impera a mesmo o fator e a onda criativa dessa época dos anos 70