Wednesday, March 01, 2006

Lula Côrtes & Lailson - Satwa (1973)




DOWNLOAD!





Faixas:
01. Satwa
02. Can I Be Satwa
03. Alegro Piradíssimo
04. Lia, a Rainha da Noite
05. Apacidonata
06. Amigo
07. Atom
08. Blue do Cachorro Muito Louco
09. Valsa dos Cogumelos
10. Alegria do Povo



O raro ‘Paêbirú’ com Zé Ramalho é clássico, mas ‘Satwa’, desta vez com Lailson, é outra obra-prima do pernambucano Lula Côrtes, que não merece a obscuridade a que foi submetida por três décadas.

Gravado em 1973, o disco traz a dupla tomada por uma lisergia pós-Woodstock, capaz de assustar incautos ouvintes em pleno 2001. Músicas como ‘Alegro Piradissimo’, ‘Valsa dos Cogumelos’ ou ‘Blue do Cachorro Muito Louco’ não deixa dúvidas sobre o conteúdo do vinil tosco, mas com ótimo som.

Instrumental, com pequenas incursões vocais, o disco traz dez canções "produtos mágicos das mentes e dedos de Lailson e Lula", como diz na contra-capa do álbum, produzido pela dupla, mais Kátia. Além dos de Lula e Lailson, Robertinho de Recife também faz uma ponta no disco, tocando ‘lead guitar’ em 'Blue do Cachorro Muito Louco’, um blues lento e viajandão.

O som predominante do disco, no entanto, é um folk nordestino/oriental, resultado da mistura da cítara popular tocada por Lula, e da viola de 12 cordas de Lailson. Algo como uma sucessão de ragas ou mantras, interpretadas por Cego Aderaldo movido a incenso, cogumelos e outros "expansores da musculatura mental", como diz Arnaldo Baptista.

Fruto da cena nordestina pós-tropicalismo e/ou psicodélica, ‘Satwa’ foi "curtido" nos Estúdios da Rozenblit, em Recife, entre os dias 20 e 31 de janeiro de 1973. Participam do disco, ainda Paulinho Klein, que divide com Lula as "curtições fotográficas" e o engenheiro de som Hercílio Bastos (dos Milagres).

Com tiragem limitada e distribuição basicamente regional, o disco desapareceu tão logo surgiu, permanecendo como uma lenda para o restante do país. Sem reedição em vinil, e inédito em cd, ‘Satwa’ ainda não entrou para o catálogo informal de cdrs que, mal ou bem, democratiza o acesso à história musical do país.

Texto de Fernando Rosa, originalmente publicado no site www.senhorf.com.br.


Fazer o download de Lula Côrtes & Lailson - Satwa (1973).

16 comments:

Anonymous said...

É bom demais, estou verdadeiramente impressionado..
alias, parabéns pelo blog...
entro quase todos os dias pra baixar albuns e já ando me vangloriando de 'conhecer' psicodelia brasileira...
obrigado!

Anonymous said...

fala cara, beleza.
tu tens essa bolacha?

fperacoli said...

Não tenho a bolacha não. Só a reedição em cd (gringa, é claro...)

fperacoli said...

Pessoal,

O link já está funcionando novamente.

Anonymous said...

UM LIXO, UMA PORCARIA !!

Anonymous said...

ahhhh! esse eu estava procurando tinha tempo, só lembrava da música de Marconi Notaro "Ode a Satwa" e estava louco pra conhecer a peça, obrigado rei ^^

Unknown said...

Tenho a bolacha pra vender...
licia_arruda@hotmail.com

Unknown said...

Tenho a bolacha pra vender...
licia_arruda@hotmail.com

Anonymous said...

Alex said...
Tenho a bolacha pra vender...
licia_arruda@hotmail.com

6:33 PM


Tô interessado na bolacha, qual o lance inicial?

muitodoido said...

o link ta quebrado!

Márcio Reis said...

Poxa meu querido... Quando fui fazer o download desse album, deu como link 'inexistente'... Poderia arruma-lo? Grande abraço e meus parabéns pelo excelente blog com preciosidades musicais brasileiras!

Anonymous said...

o link ta dando erro

bikman said...

Caiu o link :/

leandro said...

quebrou o link..
e agora?

fperacoli said...

link ativo novamente

Unknown said...

Este disco é fenomenal, incrível e inesquecivelmente Foda. Marcou minha vida de uma forma indescritível e sinto muito respeito pelos Autores e pela ideia intrínseca que o disco - e as músicas - representam. Jaya namah Bodhisattva padme Om: Saudações e Fortes Sentimentos de Luz ao Lula e Lailson. Todos podemos ser Luz na Terra.