DOWNLOAD!
Faixas:
01. Hei Brasil
02. Hello My Baby
03. I Want You Any Way
04. Som D'Avenida
05. Não é Natural
06. Canção de Quase Um Minuto
07. Noite e Dia
08. Expresso 21
09. Amigo Coração
10. Tá Cozendo o Tempo
11. Meu Amigo
Em 1966, nascia em Santos, no bairro do Macuco, o grupo The Black Cats, formado por Robson (guitarra solo), Hélio (bateria), Tivo (baixo e vocal), Zé Luis (vocal), Nelson (teclado) e Adalberto (guitarra base), com forte influência dos Shadows, Jovem Guarda, Beatles e Bee Gees. A primeira apresentação do grupo foi em setembro de 1965, na TV Excelsior, no programa Almoço Musicado, de Hugo Santana. Na onda beatlemania, começaram a ensaiar e tocar nos bares da região, onde conheceram o cantor e compositor mineiro Zegê (mais tarde conhecido por Zé Geraldo), que os convidou para acompanha-lo em seus shows.
Em 1968, por já existir outro grupo com o nome de The Black Cats, inclusive patenteado, trocaram o nome para Blow Up, tirado de um filme homônimo de Antonioni. Um ano mais tarde gravam o seu primeiro disco, chamado Blow Up, pela gravadora Caravelle, e participam do filme Se Meu Dólar Falasse, com Grande Otelo e Dercy Gonçalves. O segundo álbum veio em 1971, novamente chamando-se Blow Up, o disco que também é conhecido por Expresso 21, já trazia mudanças da formação inicial, com a entrada de Lobão no vocal, em substituição a Zé Luis. Os dois álbuns integram as listas de mais procurados por colecionadores, inclusive internacionais, sendo que o seugndo tem sua capa publicada no livro 1001 Record Collector Dreams, do austríaco Hans Pokora, e também pode ser visto no site Rato Laser.
Em 1974, ocorre outra substituição: entra Adalberto no lugar de Dielson, autor da composição de maior sucesso do grupo - Rainbow lançada em 1976 pela Philips. A música entrou na trilha sonora da novela Anjo Mau (primeira versão) e, com ela, o grupo participou do Globo de Ouro da Rede Globo, do programa Fantástico, da mesma emissora, e entrou na compilação Sua Paz Mundial - Volume 4. Em 1974, ganharam o prêmio de melhor banda do estado de São Paulo, segundo a imprensa especializada, entregue no ginásio do C.A. Juventus.
O Blow Up ainda gravaria mais um compacto Pamela Poon Tang, em 1977. Depois de tentativas frustradas com gravadoras que impunham condições, ou queriam grupos populares no seu elenco, a banda até que tenta fazer um disco independente, mas os obstáculos da época eram muitos e o projeto acaba ficando na gaveta. Em 1988, depois de brigas internas, o Blow Up resolveu encerrar suas atividades. O retorno veio alguns anos depois, com o grupo voltando a se apresentar em clubes e bares de Santos, com um público fiel, que lota todas as suas apresentações.
A formação atual conta com Lobão (vocal), Hélio (bateria), Marinho (baixo), Lando e Edú (guitarra), Alex Lobinho (sax e flauta) e Oliver Alex (teclado), tocam várias músicas dos Beatles (sua especialidade), Creedence Clearwater Revival, Bee Gees, e até de grupos atuais como R.E.M., entre outros. Atualmente, o grupo se prepara para lançar um álbum ao vivo, sem nenhuma pretensão de retorno ao cenário musical, simplesmente deixar um registro na história cultural do rock nacional.
Discografia
- Zegê/The Black Cats (compacto 7", 1968 - Mocambo)
- Blow Up (LP, 1969 - Carvelle Discos do Brasil)
- Blow Up (LP, 1971 - Caravelle Discos do Brasil)
- Rainbow (compacto 7", 1976 - Philips)
- Pamela Poon Tang (compacto 7", 1977 - Philips)
Texto de Sérgio Dias, publicado no site Senhor F.
Fazer o download de Blow Up - 2nd Album (1971).
7 comments:
Super disco mesmo.
Psicodelia brasileira da mais alta qualidade!
O que mais me agrada é o Fuzz comendo solto ao longo dos temas!
Fiquei curioso para ouvir os outros álbuns.
Teria algum outro deles para disponibilizar?
Grande abraço.
Caro Mateus,
aguarde que em breve vou postar o primeiro álbum deles. É menos interessante que este aqui, mas vale o registro...
Abcs,
Fábio
Pronto, Mateus, o 1o disco do Blow Up foi publicado.
Abcs
Agradeço aqui e o farei no post do 1o álbum que disponibilizou agora, também.
Afinal, não me custa nada agradecer a sua prestatividade e disposição de trazer tanta coisa bacana dos 60s brasileiros.
Vocês poderiam, por favor, postar o disco deles de 1969 em inglês? Não acho em nenhum lugar... grato!
Caro José. Já postei sim o disco de 1969: http://brnuggets.blogspot.com/2010/01/blow-up-1st-album-1969.html
Se o grupo nasceu em 66, como a primeira apresentação do grupo foi em 65?
Post a Comment