Thursday, December 06, 2012

Carlos Walker - A Frauta de Pã (1975)



DOWNLOAD!
Faixas:
01. A Frauta de Pã
02. Serenata do Meio-Dia
03. Estrada da Intemperança
04. Pote de Mel
05. Via Láctea
06. Cidade Americana
07. O Cavaleiro e os Moinhos
08. Modinha
09. Debaixo do Sol
10. Um Dia
11. Alfazema


Walker, um talento

Quando um certo pessimismo pelos caminhos da música popular brasileira, tão ameaçada pela supérflua música pop, pelas multinacionais do mau gosto sonoro, ouve-se um dos mil novos talentos que existem nas mais diversas partes, as esperanças renascem. Um exemplo é Carlos Walker, garoto ainda, que após um compacto simples, gravado no ano passado e que não mereceu séquer, uma divulgação, teve editado há dois meses um disco sério, mascante, merecedor da atenção máxima: "A Frauta de Pã" (FRAUTA, com "R" mesmo) (RCA Victor 103.0138, junho/75).

Mesmo desconhecendo-se maiores informações a respeito de Walter - quem seja, suas influências, sente-se a seriedade do seu trabalho, suas propostas, ouvindo-se qualquer uma das faixas deste elepe, dedicado "a memória de Cassiano Ricardo e Cecilia Meireles", dois dos maiores poetas da língua portuguesa. E respeito que o trabalho de Walter angariou dos compositores mais expressivos, é consolidado na presença João Bosco ao violão, acompanhando "O Cavalheiro e os Moinhos" (Bosco/Aldir Blanc), uma das músicas do ano, cujo lançamento foi permitido justamente para Walter, que teve ainda a participação especial de Pirynos arranjos base violão, e a ajuda vocal de Roberto Quartin (como produtor , da Forma, presença marcante nos anos 60), Sonia Burnier, Burnier (sobrinho de Luis Bonfá que já fez um interessante elepe, em parceria com Quartier), Alberto Arantes, Vânia Ferreira ,Raymundo Bittencourt e Angela Viana , Eduardo Souto Neto e Geraldo Eduardo Carneiro (letrista de Egberto Gismonti, o que já dizia muito ) também deram uma música inédita a Walker (Debaixo do Sol ), enquanto Bosco/Blanc, além de "O Cavalheiro e os Moinhos", lhe garantiram outra nova composição: "A Serenata do Meio Dia". Mas, o próprio Walker, como compositor é uma revelação das mais agradáveis :"A Frauta" de "Pã" que dá o título ao disco e abre o lado A, é uma música de grande densidade, a qual o maestro Alberto Arantes deu um arranjo de grande beleza, quase como uma pastoral medieval - dentro do próprio clima proposto por Walker ;"A Estrada da Intemperança", "Pote de Mel", "Via Láctea", "Cidade Americana " (em parceria com Piry ) , "Modinha" (sobre uma poesia de Cecília Meirelles) e "Alfazema" são as músicas de Walker - todas de ótimo nível. Uma homenagem pessoal, por certo , é a inclusão de "Um Dia" , para o qual o notável maestro Radamés Gnatalli criou um bonito arranjo .Laércio de Freitas , demonstrando que não é apenas autor de "Capim Gordura" , mas sim um arranjador de méritos, cuidou dos arranjos de "Alfazema", "Pote de Mel" e "Serenata do Meio Dia ".- Um disco importante e que faz o nome Walker ficar anotado como a revelação do ano. E podem apostar no garoto que ele vai corresponder as expectativas.


Texto de Aramis Millarch, publicado no jornal Estado do Paraná, em 17/08/1975.

Fazer o download de Carlos Walker - A Frauta de Pã (1975).

8 comments:

Marcelo Psycultor said...

lp de estilo unico na sua consepção boa postagem

Peter Hammill said...

Hello, good people....

Um raro exemplar de folk-baroco-psych-prog-nacional!

Parabéns pela inesperada descoberta.....

Desejo um Ano Novo repleto de saúde, realizações e postagens similares à você, meu amigo!!!

"""█▓▒░ ★ Life Gets Sweeter Everyday ★ ░▒▓█"""

Peter Hammill - SP

Unknown said...

Boa noite.
a pesar de ter uma conta premium no Rapidshare, to tendo um problema tentando baixar o arquivo.
"Download permission denied by uploader" ESSA MENSAGEM APARECE SEMPRE AO TENTAR BAIXAR O ARQUIVO.
ao procurar sobre esse problema me disseram que vc deveria mudar alguma coisa sobre o direito de acesso dos arquivos.
vou aguardar.

muito obrigado pelo trampo e a generosidade do senhor.
abraço

fperacoli said...

Caros,

O Rapidshare tem mudado de forma irritante a forma como os links são compartilhados. A cada mudança, os arquivos tem seus downloads bloqueados, de forma que eu tenho que liberar as pastas manualmente. Agora deve estar tudo OK.

Cabe a pergunta: porque ficar mexendo naquilo que funciona?

Bom, continuem comunicando qualquer dificuldade para baixar os discos...

aldo said...

Wonderful! Totalmente nuevo para mi!

Metaaaallll said...

Que Eldorado sonoro!! Meus parabéns aos proprietários pelas copilações e pq não dizer resgate destas relíquias. Dizem já ter passado pelo ápice a boa música e o Progressivo/Psicodélico, os anos 70, mas ainda acredito que pela qualidade ainda retornarão com toda força. Abraços a todos q comungam a boa música. Cravo

maurinho said...

P-A-R-A-B-É-N-S! Grande trabalho sócio-cultural este! Fiz a festa graças a você! Muito Obrigado mesmo! Não sei os motivos da pausa, respeito; torço para que prossiga, pois é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! ABRAKADABRAÇO!

Unknown said...

Alguém tem ou sabe quanto custa o vinil A Frauta de Pã?