Friday, April 15, 2011

Transistors - In Transfuzzion (2001)



DOWNLOAD!


Faixas:
01. Tomorrow
02. Don´t Hurt Me
03. I Don´t Wanna Be Like You
04. Astral Dream
05. Last Time Around
06. Glisten
07. You´re Gonna Miss Me
08. Melting Girl
09. Shadows Of My Mind
10. Texas Garage Punk
11. Gotta Move
12. Fuzz in Saturation
13. Bad Girl
14. Atma 9



Existem dois lados nos Transistors. Um é mais calmo, lisérgico e tem vocais femininos. O outro é mais rápido, urgente e tem vocais masculinos. Em comum, os dois lados compartilham uma paixão irremediável pelos sixties, em especial o lado Nuggets da coisa. Portanto, ao ouvi-los espere muito fuzz, viradas de bateria e órgãos Hammond, além de ternos de brechó, franjinhas e sapatos estilosos.

Zuleika Testone (baixo) e Alberto Zioli (guitarra) compõem a linha de frente dos Transistors, enquanto Fabio Barbosa é o responsável pela bateria. “In Transfuzzion” é o primeiro álbum da banda e foi gravado entre 2000 e 2001, literalmente na garagem da Ordinary sob os olhares atentos de Adriano Cintra e Marco Rocha da banda Thee Butchers’ Orchestra, que também participaram comandando órgãos e pandeiros.

“In Transfuzzion” capta perfeitamente a sonoridade sixties garageira da banda, sem soar demasiadamente revivalista. Os mais atentos encontrarão elementos do indie-rock atual nas canções da banda. Mas não se engane! White Stripes e Hives definitivamente não fazem a cabeça da banda. Eles gostam mesmo é de preciosidades do proto-punk, como Sonics e Seeds, além da postura mod de Creation e Kinks.

Um certo elemento psicodélico paira no ar, principalmente nas letras e num ou outro momento mais lento, como em “Shadows of my Mind” e “Astral Dream”. Ecos de Mutantes podem ser ouvidos por todos os lados, mais obviamente em “Atma 9”, única música em português no álbum. O álbum apresenta cinco covers, que mostram bem quem são as influências da banda. “Don’t Hurt Me” dos Bee-Feeters, “Last Time Around” dos Dell-Vetts e “Gotta Move” dos Kinks, todas com vocais de Zuleika, enquanto “You’re Gonna Miss Me” dos 13th Floor Elevators e “Bad Girl” do Zakary Thaks tem vocais de Alberto.

São nas canções originais que os Transistors realmente empolgam. “I Don’t Wanna be Like You” tem guitarras completamente fora de controle e ritmo empolgante. Uma das prediletas ao vivo. Mas é “Texas Garage Punk” o grande hit do álbum. Com pouco mais de um minuto, Alberto desabafa: “This techno shit, I don’t wanna hear, it’s like a washing machine, get out of my ears, Texas garage punk is what I want”, com direito a gritos e solo empolgante. Tem jeito de hino, assim como “Fuzz in Saturation” com suas guitarras em tremolo entupidas de fuzz, no melhor estilo Their Satanic Majesties Request, clássico álbum psicodélico dos Rolling Stones.

Em 2001, com a saída de Zuleika do país, a banda foi reformulada. Andréia Crispim assumiu o contrabaixo, William Roque ingressou como tecladista e Mary Freefall como guitarrista. Juntos, compuseram novas canções com letras em português e francês, sem perder a sonoridade característica. Mas aí já é uma outra história...

Texto de Gilberto Custódio Jr, publicado originalmente como release da banda.

Fazer o download de Transistors - In Transfuzzion (2001).

2 comments:

Mônica said...

Acho só válido dizer que tanto o Fuzzfaces como o Transistors acabaram.

Anonymous said...

que pena...conheci o som da banda bem no início mesmo....por meio do William.