Monday, May 25, 2009

Impacto Cinco - Lágrimas Azuis (1975)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Mãos de seda, coração de ferro
02. Tudo vai mudar (amanhã)
03. Fuga
04. Carmen, Carmen
05. Viver triste
06. Lembranças
07. Lágrimas azuis
08. Sábado
09. Um bom lugar
10. Sentado no arco íris
11. Muito tempo de som


Um Impacto Cinco psicodélico

Era 1975, quando o grupo potiguar Impacto Cinco, conhecido como uma banda de baile, foi parar nos estúdios da gravadora CBS para gravar o LP Lágrimas Azuis. Naquela época o quinto não fazia idéia que estava provocando fortes marcas na história da música brasileira, pois atualmente o álbum é um dos 10 mais cobiçados do rock brasileiro, mencionado em sites especializados e em leilões internacionais.

Esse foi o segundo e último disco da carreira do grupo que ocupou durante uma semana o estúdio da gravadora. O material já havia sido exaustivamente ensaiado e a direção musical coube a Gileno de Azevedo, Leno (o ex-parceiro de Lílian). Das 11 faixas, apenas cinco são de autoria dos rapazes do grupo (Fuga, Viver Triste, Lágrimas Azuis, Um bom lugar e Muito tempo de som). Leno assinou três canções Tudo vai mudar (amanhã), Carmem, Carmem e Sentado no Arco-Íris que ele compôs em parceria com Raul Seixas.

A música de abertura foi entregue ao piauiense Piska, compositor de Mãos de seda, coração de ferro. Eles ainda gravaram o cover de Sábado (do guitarrista Frederyko) que também fez parte do álbum de estréia do grupo, lançado em 1970. Lembranças (Raulzinho e C.H.Gonçalves) completa o repertório do LP.

O grupo era formado por Clauton (bateria, percussão e vocais), Poty Lucena (baixo e vocais), Etelvino (piano elétrico, órgão, sintetizador e vocais), Joca Costa (guitarras) e Lulinha (vocal). Quando o Impacto Cinco chegou ao Rio estava afinado para gravar o repertório, os anos de estrada como banda de baile, tocando durante cinco horas seguidas, davam a eles segurança para realizar o trabalho em um curto período de uma semana. Para o guitarrista Joca Costa, ainda ligado ao meio musical nos dias de hoje, a CBS, que tinha em seu cast nomes internacionais, como Aerosmith, além do próprio Roberto Carlos, estava concedendo uma chance à banda potiguar. A afirmação foi feita durante uma entrevista ao jornalista Rodrigo Hammer, publicada na edição no número 3 da Revista Brouhaha. ‘‘Éramos algo muito à frente para a época’’, declarou o tecladista Etelvino, na mesma matéria. Na capa do álbum, quatro dos cinco componentes do Impacto Cinco aparecem fumando, seguindo o estilo revoluncionário da época.

Texto de Hayssa Pacheco, publicado originalmente no Jornal Diário de Natal

Arquivos ripados e gentilmente cedidos por Hracional

Fazer o download de Impacto Cinco - Lágrimas Azuis (1975).

23 comments:

Anonymous said...

Háaa não.KkkK.Agora esse download vai bombar. tudo pq o site que eu pedi colocou pra download ja copiaram mais e isso ai.ahuahuahuahau.

Rafael said...

Belo disco!

Anonymous said...

isto prova... que muita coisa foi gravada... e que por um motivo ou outro, não teve a divulgação correta, mas agora ta tendo... o som dos caras ... psicodelico... com um toque jovem guarda... o que eu acho ? muito bommmm !!!! very good.. !!!

Renato M said...

Legal, vou já baixar!
Faz muito tempo que acompanho o blog, desde os primeiros posts, e gostaria de sugerir um post em homenagem ao Zé Rodrix, recentemente falecido. Coloquei a discografia dele a disposição:

http://www.4shared.com/dir/15849721/3a41101e/Ze_Rodrix.html

Fique a vontade pra acatar a idéia ou não, de qualquer modo, pra quem se interessar, esse é o link. Grande abraço e parabéns por esse trabalho que só faz bem à nossa cultura.

Beto said...

Fui vizinho do Joca!!

Unknown said...

Caro moderador os seguintes links encontraram-se vencidos:

Ave Sangria - Perfumes y Baratchos - Live (1974) - Não!!!!!

Renato Teixeira - 1972 - paisagem

Forte abraço!

Henrique said...

Altamente Clássico!

FelipeBuzz said...

Encontrei esse disco no Ebay e comprei na mesma hora. Consequentemente com o Sodom do Kris Kringle tb!!! Ótimos discos!!! Esse Blog é muito louco, tudo que baixo aqui, vou a procura do vinil. Até agora ja encontrei algumas coisas interessantes ehehe . Parabéns por esse blog fantástico!!

DANIEL PINHEIRO said...

TENHO UM LP DO IMPACTO V, QUE É DE 76. NA CAPA, OS MEMBROS DA BANDA APARECEM EM DESENHOS COLORIDOS E ENGRAÇADOS. VC CONHECE? O SOM LEMBRA RENATO E SEUS BLUE CAPS.

En-cruz-ilhada said...

Parabens pelo excelente blog... Esse disco me surpreendeu, muito obrigado por disponibiliza-lo!!!

Márcio Franco said...

Descobri esse novo mundo de lps na internet com a psicodelia dos Hendrix e aí vai. Quando entrei no Nuggets, pô! Depois vi outros sites, mas apenas sabia dos Secos e Molhados e Mutantes. Um velho novo mundo de músicas incríveis e revendo meus conceitos aos grandes músicos da época! E o Impacto Cinco, surpreendeu geral! Obrigado Brazilian Nuggets!

Nancy said...

É com muito orgulho que eu, um natalense, apresento-lhes este disco. Mal pude conter o entusiasmo quando o encontrei, finalmente, em versão para download.

Unknown said...

Eu vivi essa época, assistindo o Impacto V participar e ganhar o Festivais dos Festivais, no Palácio dos Esportes em Natal. Agora eu gostaria mesmo, era obter o LP lançado antes de Lágrimas Azuis, em que eles tocam a versão de Forever and ever entre outros sucessos, em que eram confundidos com Renato e seus Blue Caps.
Judson Barbosa
judsonab@uol.com.br

Sérgio JR said...

é um grande album! Pra mim, no top dos melhores albuns nacionais!

Unknown said...

Belo Post! Sou potiguar e ouvia falar muito dessa banda quando criança. Não imaginava que eles faziam esse tipo de som! Obrigado por disponibilizar o material!

Unknown said...

wow, que tempo bommmm.
Gostaria saber se alguem conhece LUlinha( luiz carlos d'avila...
gostaria muito de falar com ele novamente.
patcartaxo@homail.com

PINCEL said...

olá, fazia muito tempo que minha mãe me perguntava se era fácil eu encontrar por onde eu ando,o lp do impacto 5 de natal, mais agora veio uma lembraça quando eu estava no pc e resolvir procurar e encontrei.
Foi o melhor presente que minha mãe poderia ganhar no dia das mãe o cd do Impacto 5. Parabéns e se tiver o outro lp coloca o link pra agente baixar,valeu!!!!!!!!!!!

Alex B said...

Disco bem irregular.Ao lado de pérolas do prog-psych brasileiro, muito bem executadas,uns roquinhos tontos também bem típicos do rock brasileiro dos 70´s. Mas como toda preciosidade da época de nosso rock setentista, obrigatório ouvir com atenção.

wictor.camillo said...

DANIEL PINHEIRO, talvez seja esse disco que vc procura http://rapidshare.com/files/363559660/-_Impacto_V__1973_.zip

se for esse, ta ai :D

leofarias said...

Parabéns!! excelente post!!

Vivian S. said...

Pessoal, alguém tem algum outro link? Este está expirado :(

fperacoli said...

Cara Vivian,

Todos os arquivos foram apagados pelo Mediafire. Mais detalhes vc pode ver no meu último post.

Unknown said...

Com alguns anos de atraso, respondo: ouvi esse álbum através de um canal do YT, estilo músicas de baile e até me perguntei na época se era mesmo o pessoal do Impacto. Seja como for, nesta outra vertente eles também mandaram muito bem.