Monday, April 24, 2006

Os Baobás - Baobás (1968)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Night in White Satin
02. Hello I Love You
03. Undecided Man
04. Sunny Afternoon
05. Tonite
06. I Love You
07. Orange Skies
08. Baby Come Back
09. Hey Joe
10. Well Respected Man
11. Got to Say Goodbye
12. The Dock of The Bay



Um disco basicamente de covers, que devido ao mistério em torno da história da banda levou muita gente aos sebos do país atrás de uma cópia do lp. Aquela capa colorida, apenas com o nome da banda em vermelho (sem o "Os"), no entanto, fez a alegria de poucos. Gravado por um selo pequeno - Mocambo/Rozenblit - em 1968, o álbum é uma das maiores raridades da discografia nacional.

A história recontada dos Baobás tem seu ponto alto na presença entre seus integrantes do atual produtor e ex-baixista dos Mutantes, Arnolpho Lima Filho, o Liminha. Aliás, com uma passagem meteórica pela banda, pois participa do único álbum por tabela: ele gravou apenas o compacto com "Ligth My Fire (Doors) e Tonite (Guga, cantor da banda), esta última presente no lp. Liminha, que aparece na capa do compacto, é geralmente confundido fisicamente com o também baixista Nescau, presente na foto do lp.

A história inteira da banda, que desembocou na gravação desse álbum, começa com a beatlemania, quando adotaram o nome de Rubber Souls, e participavam de programas de televisão na capital paulista. Em 1966, estrearam com o compacto Pintada de Preto (Painted It Black, dos Rolling Stones)/Bye Bye My Darling (deles), ao qual seguiram-se mais quatro disquinhos, entre eles Happy Together (Turtles) e Down Down, um punk na linha "nuggets", de autoria do ex-O'Seis (o pré-Mutantes), Rafael Vilardi, então membro da banda.

A primeira e original formação do grupo contava com Ricardo Contins (guitarra), Jorge Pagura (bateria), Carlos (baixo), Renato (guitarra solo) e Arquimedes (pandeiro). Mas pela banda ainda passaram, além dos já citados, Tito, Tuca (ex-Lunáticos, depois Beatniks, Galaxies e Sunday), Guga, Calia e Tico Terpins (depois Joelho de Porco). Do disco, participam (da esquerda para a direita na foto da capa): Tuca, Nescau, Guga, Calia, Tico Terpins e Pagura.

O repertório do álbum é um mergulho na clássica e importada psicodelia da época, incluindo covers para Doors ("Hello, I Love You"), Love ("Orange Skies") e Kinks ("Well, Respected Man"). Em suas doze faixas, ainda rolam hits do momento ("The Dock Of The Bay" - Otis Redding), standars como "Hey Joe" (Jimi Hendrix) e duas interessantes composições próprias - "Tonite" e "Got To Say Goodbye" (do guitarrista Tuca), ambas cantadas em inglês. Com boa qualidade instrumental, o disco sofre um problema de prensagem, responsável por uma espécie de chiado de fundo, que não chega a atrapalhar a audição.

O nome Baobás - árvore gigante e frondosa da África - retirado do livro "O Pequeno Princípe", foi sugestão de Ronnie Von, que também batizou os Mutantes. Além do padrinho, com quem gravou um compacto ("Menina Azul", em 67), o grupo também acompanhou Caetano Veloso pós-Alegria Alegria em programas de televisão e shows, substituindo os Beat Boys. Clássica banda de garagem, com as conhecidas exceções, a maioria dos integrantes virou os anos setenta nas universidades, de onde saíram médicos, dentistas e empresários.

Texto de Fernando Rosa, publicado no site Senhor F.

Fazer o download de Os Baobás - Baobás (1968).

Assim Assado - Assim Assado (1974)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Viva Crioula
02. Na Boca da Estrada
03. Até
04. Sombras
05. Morena
06. Pedaços
07. Amarelo Cinza
08. Rock Blue
09. Sol, Sal, Sol Tropical
10. Lunática


O nome da banda e a capa do disco revelam explicitamente a influência: Secos e Molhados. Investindo na androgenia, no rock progressivo e no samba-soul, Assim Assado tentou ser uma resposta da pequena Companhia Industrial de Discos ao enorme sucesso que os Secos e Molhados faziam junto ao público jovem. Liderado por Miguel de Deus (ex-Brazões), que assina a maioria das composições e assume a guitarra e os vocais, o grupo nunca chegou a decolar, deixando apenas esse único disco, hoje quase esquecido. Curiosidade: em 1977 Miguel de Deus cai de cabeça no funk, lançando o bastante interessante (e raro) "Black Soul Brothers".

Leia mais sobre a carreira de Miguel de Deus em http://www.freakium.com/edicao5_migueldedeus.htm


Fazer o download de Assim Assado - Assim Assado (1974).

Saturday, April 22, 2006

Secos e Molhados - Ao Vivo no Maracanãzinho (1974)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. As Andorinhas
02. Rosa de Hiroshima
03. Instrumental
04. Mulher Barriguda
05. Primavera nos Dentes
06. El Rey
07. Toada & Rock & Mambo & Tango etc
08. Fala
09. Assim Assado
10. Instrumental II
11. O Vira


Disco gravado ao vivo no ginásio do Maracanãzinho, em 1974, em um especial para a TV Globo.


Fazer o download de Secos e Molhados - Ao Vivo no Maracanãzinho (1974).

Friday, April 21, 2006

Matuskela - Matuskela (1973)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Idade do Louco
02. Canto
03. Uma Sopa de Saudade
04. A Morte da Morte
05. Viver Mama
06. Maria Pureza
07. Atrás da cortina
08. Uma Maneira de viver
09. Trapo Humano
10. Raízes
11. Cavalgada
12. A Gente Tem Que Ter
13. Suza Suzana



Grupo brasiliense composto por Anapolino (Lino), Toninho Terra, Joãozinho, Rodolfo, Machado e Onildo. Duraram exatos 14 anos (de 1966 até 1980), neste tempo eles ensaivam no Núcleo Bandeirante, a conhecida Cidade livre. Filhos de pioneiros vindos de Goiânia, Minas e Recife eles eram conhecidos como a melhor representação musical de Brasília e causavam sensações principalmente nas festas de formatura e apresentações nas matinês em Taguatinga, Sobradinho, Setor de Clubes, Gama entre outras. Na mesma época eram concorrentes da banda os conjuntos: Élson Sete Raulino e Super Som 2000.

A banda fez grande sucesso local no início dos anos setenta. Criada na cidade de Brasília em 1966 por Anapolino, Rodolvo e Joãozinho. Gravaram um compacto, em 1972, com o hit Suza Suzana e, depois, um LP chamado Matuskela, pelo selo Chantecler. Intitulado apenas Matuskela, o LP é marcado pela sonoridade folk-psicodélica, destacando-se a canção A Idade do Louco (Velho Demais), de Zeca Bahia e Clodo.

A Banda Matuskela ganhou o 2° festival universitário do CEUB em 1972, ficando em 1° e 2° lugar. Em primeiro lugar com a música “Placa Luminosa” (música de Clodo e Zeca Bahia) em segundo lugar com a música “Sino sinal aberto”. Neste mesmo festival a banda levou o prêmio de melhor arranjo música e melhor interprete.

A banda fez várias turnês pelo Brasil com seus bailes e shows, ainda mais depois que a música “Velho Demais” foi trilha sonora da novela global Sem Lenço e Sem Documento. Neste período o Matuskela morava na capital paulista.

Texto extraído do Site oficial da banda.

Fazer o download de Matuskela - Matuskela (1973).

Wednesday, April 05, 2006

Bango - Bango (1971)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Inferno no Mundo
02. Mas Senti
03. Rollin' Like a Boat
04. Motor Maravilha
05. Marta, Zeca, o Prefeito, o Padre, o Doutor e Eu
06. Rock Dream
07. Geninha
08. Only
09. Vou Caminhar
10. Ode to Billy



O grupo Bango gravou apenas um disco, no início dos anos setenta, para logo em seguida dissolver-se. Integravam o Bango os músicos Fernandinho (guitarra solo), Elydio (baixo), Roosevelt (piano e orgão), Max (bateria) e Aramis (guitarra, violão e vocais), egressos dos Canibais. O disco do Bango foi originalmente lançado pela gravadora brasileira Musidisc.

O som da banda é um mix de Mutantes, hard rock e progressivo, com forte presença de fuzz-guitars, teclados (órgão, especialmente) e vocais em português e inglês. Com qualidade internacional, o disco contém um variado repertório, com rock pesado, rock rural à la '2001', dos já citados Mutantes, e canções pop.

Os destaques do disco são as faixas ‘Inferno no Mundo’ (fuzz-guitars no talo), ‘Rolling Like a Boat’ (um rock & boogie, com tecladinhos garageiros), ‘Motor Maravilha’ (a mais forte influência dos irmãos Baptista) e ‘Rock Dream’ (hard pesadão, com vocais agudos e berrados). Na última faixa, ‘Ode To Billy’, um solo de bateria toma um bom tempo da música e do disco.

Inédito em CD no Brasil, o disco foi relançando em vinil na Alemanha, pelo selo Shadocks, com sede em Berlim.

Texto de Fernando Rosa, publicado no site Senhor F.


Este é um capítulo especial na nossa carreira. Nesta época, depois dos grandes festivais como Woodstock o cenário do pop-rock virou do avesso!

Nós estávamos em estúdio começando a gravar mais um Lp dos Canibais, quando notamos que as coisas que estávamos gravando já não estavam mais batendo com o que o nosso público esperava, tendo em vista o repertório que estávamos apresentando em nossos shows, e o que estava rolando então na mídia em geral.

Já estavam acontecendo lá fora Jimi Hendrix, Janis Joplin, Humple Pie, a ópera-Rock Tommy, Crosby Stills Nash & Young, Black Sabath, Led Zeppelin, Emerson Lake and Palmer, Yes!! Nossa cabeça havia mudado, mas o mercado ainda não...

Bandas como Mutantes, Som Imaginário, Som Nosso de Cada Dia, O Terço, Liverpool Sound, A Bolha etc, já estavam em evidência e nós estávamos evidentemente transmutando também. Daí veio a sugestão do Nilo Sergio, presidente da Musidisc, de tentarmos uma mudança radical no nome e na aparência da banda. Daí a BANGO.

Nos fechamos no mesmo estúdio da Musidisc pesquisando, compondo e criando uma nova sonoridade que fosse mais condizente com tudo o que estava rolando e finalizamos escolhendo estas dez faixas, todas de nossa autoria, que ia de um rock pesado até coisas românticas, com era normal na ocasião. Desta vez, devido á necessidade de dobras de instrumentos e vocais, gravamos com mais do que os quatro canais originais usando o recurso de redução de canais para livrar as pistas para as novas gravações.

O resultado foi excelente como gravação, interpretação e arranjos, mas comercialmente não alcançou a nossa expectativa e só recentemente se tornou reconhecido como uma raridade "cult" do rock "psicodélico" brasileiro a partir de uma reportagem do Fernando Rosa para a revista Bizz. Hoje este trabalho é vendido em sites da Alemanha, Itália e Inglaterra, consta em diversos livros de raridades mundiais e tem a admiração de grande parcela da nova geração.

A capa de autoria do Luiz Peçanha, traz uma arte feita em cima de fotos nossas que exprime exatamente o espírito do rock que imprimimos a este trabalho.

Nesta gravação já contávamos com instrumentos e equipamentos importados.

Fernadinho usou uma guitarra Fender 61, amps Super Tremendão e Fender , distorcedor e Wah-wah Hoffner. O Elydio usava um baixo Hoffner com amps Super Thunder Sound e Fender, O Roosevelt usou órgão Hammond B3 com caixa Leslie e piano acústico meia cauda, Aramis, lead vocal, usava violão acústico folk Del Vecchio e guitarra Super Sonic Giannini e amp True Reverber e o Max, uma bateria Premier comprada do Johnny, antigo baterista da Bolha.

Nesta ocasião fomos chamados pela TV Globo, através do Ronaldo Curi, para nos apresentarmos na Festa das Olimpíadas do Exército realizada no Minas Tênis Clube em Belo Horizonte, ao lado de bandas como Mutantes e Liverpool Sound. Este programa foi gravado e transmitido posteriormente para todo o país.

Destaque especial para dois shows que fizemos no Rio, com a banda internacional Christie (Yellow River) no Bonsucesso F. Clube e Esporte Clube Mackenzie.

Texto de Aramis Barros, extraído do site oficial da banda Os Canibais.

Fazer o download de Bango - Bango (1971).